23 de janeiro de 2011

Citados ou envolvidos na Operação Mãos Limpas deverão ser afastado da função pública

Alcance da verdade e zelo pela imagem do Amapá. Estes foram alguns dos fatores que motivaram o Ministério Público Estadual (MP-AP) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amapá (OAB-AP), a emitirem uma Recomendação para que a Prefeitura de Macapá avalie o possível afastamento ou exoneração das pessoas que estão sendo investigadas ou foram citadas na operação da Polícia Federal denominada “Mãos Limpas”.

A prefeita em exercício Helena Guerra recebeu o documento por meio do Procurador-Geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, e do Presidente da OAB-AP, Ulisses Träsel. “Vamos cumprir o que recomendou o Ministério Público e a OAB, no entanto, há um mês assumimos a Prefeitura e já existe um trabalho sendo realizado neste sentido, o de tomar providências com relação a esta Recomendação”, ressaltou Helena Guerra.

Na Recomendação, o Ministério Público do Amapá considera que a operação da PF, que resultou em prisões temporárias e preventivas, mandados de busca e apreensão e conduções coercitivas, trouxeram prejuízos à imagem do Estado. Para o Procurador-Geral de Justiça, Iaci Pelaes dos Reis, o objetivo é garantir a manutenção da ordem pública e da investigação criminal para possibilitar o esclarecimento dos fatos e a coleta de provas. “Recomendamos à Prefeita Helena Guerra que afaste as pessoas envolvidas na operação, para que isso não venha hoje ou futuramente dificultar o andamento das investigações”, informou o Procurador-Geral.

Para o Presidente da OAB, Ulisses Trasel, o Estado terá que passar por uma fase de restauração de sua imagem pública. “Temos o intuito de colaborar com o resgate da valorização da imagem do Estado através do seu principal Município que é Macapá, e para que a verdade e a moral prevaleçam na sua administração”, ressaltou Ulisses Trasel.

Fonte: MP-AP

0 comentários: