13 de janeiro de 2011

Outros dois filhos de Lula receberam passaporte diplomático

Fonte: Folha de São Paulo

O Itamaraty concedeu passaportes diplomáticos a outros dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre 2006 e 2010. A Folha apurou que os documentos também foram emitidos em caráter excepcional por haver "interesse do país".

Os beneficiados agora são Fábio Luís Lula da Silva, 35 anos, o dono da empresa Gamecorp conhecido como Lulinha, e o irmão dele, Sandro Luís Lula da Silva, 32, que é publicitário. Com isso, já são sete o número de familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o benefício.

As concessões contrariam entendimento do próprio órgão, já que dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Na semana passada, reportagens da Folha revelaram que o Itamaraty concedeu o passaporte a um neto de 14 anos e a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, e Luís Cláudio Lula da Silva, 25 -, também contrariando o próprio entendimento do órgão.

Nesta terça-feira (11), a Folha revelou que outros dois netos do ex-presidente Lula - um de nove anos e outro de quatro meses - também receberam o benefício. Entre filhos e netos, já são sete os familiares do ex-mandatário com o benefício.

A Folha apurou que os passaportes foram concedidos no dia 29 de dezembro, a dois dias do fim do mandato, a pedido de Lula. Os documentos tem validade de quatro anos. O Itamaraty confirmou a emissão dos outros dois passaportes. A Folha tentou falar com Fábio Luís e Sandro Luís, mas não obteve retorno. Por conta as reportagens da Folha, o Itamaraty decidiu restringir a concessão do benefício.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Ministério Público Federal no Distrito Federal pedem a lista dos beneficiados com o documento entre 2006 e 2010 e e pedem as mudanças das regras.

Os benefícios do passaporte diplomático são: acesso à fila de entrada separada, tratamento menos rígido em nações com as quais o Brasil tem relação diplomática e, em alguns países, a exigência de visto se torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo.

0 comentários: