5 de janeiro de 2011

Barco “Novo Amapá”

30 anos parece ser muito tempo, mas para história não é. Uma grande tragédia sempre fica na lembrança de cada pessoa. O dia 6 de janeiro de 1981, ficou marcado para história com o acontecimento da maior tragédia fluvial da amazônia. Nesta data, o barco “Novo Amapá” naufragou ao bate em um banco de área, na foz do rio Cajari, próximo ao município de Monte Dourado (PA). Mais de trezentas pessoas morreram no acidente.

Quantas pessoas estavam a bordo da embarcação não se sabe ao certo, já que o barco ia com excesso de passageiros. Segundo levantamentos preliminares da capitania dos portos, estavam a bordo do “Novo Amapá” mais de 600 pessoas. Mas quando o barco saiu do porto de Santana, no estado do Amapá, com direção a monte dourado (PA) foi informado pelo dono da embarcação que tinha 150 pessoas a bordo. A embarcação tinha suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria, só que teria saído com 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial.

LEMBRANÇA

Quando se fala na tragédia com o barco “Novo Amapá” até quem ainda não havia nascido na época possui uma lembrança do acidente. A jovem Daniela Campos, de 21 anos de idade, diz que o fato parece ser recente quando seus avôs contam histórias sobre o naufrágio. “Meus avós dizem que a tragédia com o barco “Novo Amapá” chocou o estado do Amapá, eles tinham amigos que perderam a vida no acidente. Na época, os meus avôs falam que o aniversário da minha tia que é dia 8 de janeiro foi cancelado devido à comoção com a tragédia. Então quando ouço falar nesta tragédia imagino como se fosse hoje, já que até agora todas as pessoas ser emocionam ao falar sobre o assunto”, contou a jovem.

Por Emanuel Costa

0 comentários: