20 de janeiro de 2011

Amapá é o segundo no ranking de consumo de álcool da Região Norte

De acordo com a pesquisa “aquisição alimentar domiciliar per capita”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo de bebidas alcoólicas no Amapá está muito acima da média nacional e é o segundo maior da região norte, atrás apenas do Estado de Rondônia.

Pelos dados do IBGE, em 2008, ano base da pesquisa, o brasileiro consumiu, em média, 0,188 kg de aguardente de cana. Em Rondônia, o consumo médio foi de 7,116 kg; no Amapá foi de 4,926 kg, na frente de Acre (3,783 kg), Tocantins (3,436 kg), Pará (3,403 kg), Amazonas (3,027 kg) e Roraima (1,661 kg). Segundo o chefe da unidade do órgão no Amapá, Haroldo Canto, os números fazem parte da Pesquisa de Orçamento Familiar, que avalia a renda e os gastos das famílias brasileiras. “O pesquisador vai para dentro da casa da família e pesquisa o consumo dela, desde comidas, bebidas, despesas com festa, lazer, saúde, transporte. A pesquisa levanta esses dados junto aos moradores. De acordo com as informações, o IBGE apresenta esses dados de consumo, como de álcool, por exemplo”, disse.

No entanto, a pesquisa não revela os motivos para o alto consumo de bebida alcoólica no Estado. “A gente não investiga, junto ao informante, porque ele consome tanta cachaça ou porque ele bebe mais que os outros moradores da região norte, por exemplo. A gente só capta a informação e fazemos a divulgação. Agora, os motivos para esse consumo devem ser investigados por outros especialistas”, explicou Canto.

Apesar de não existir dados oficiais sobre o consumo de álcool no Estado – se há muitos dependentes ou não –, é fácil encontrar grupos de pessoas consumindo bebidas alcoólicas à luz do dia, mesmo durante a semana. Os números do IBGE incluem aqueles que bebem eventualmente e, também, os viciados.

Fonte: Jornal A Gazeta

0 comentários: