30 de junho de 2010

Prefeitura de Santana lança CD com músicas de garotos do Projovem

Neste sábado (3), a Prefeitura de Santana realiza o show de lançamento do CD com músicas composta pelos jovens e adolescentes atendido pelo Projovem do município. As composições musicais são de autorias deles próprios com idades que variam entre 15 e 17 anos que participam das oficinas de artes mantidas pelo Projovem, que é um programa do Governo Federal executado pela Prefeitura de Santana através da Secretaria de Ação Social.

O CD é fruto do aprendizado nas oficinas oferecidas pelo Programa, onde aprendem a tocar instrumentos musicais como violão popular e flauta doce e podem ainda ter aulas de dança e teatro. As oficinas são realizadas nos diversos bairros do município em espaços cedidos pelas escolas públicas e também pelos centros comunitários e associações de bairros atingindo aproximadamente 600 alunos.

Com dez músicas que falam do mundo em que vivem ou viviam antes do Projovem, o CD teve uma tiragem de mil cópias e será distribuído gratuitamente no dia do show. “O projeto do CD nasceu das oficinas de músicas quando percebemos que os meninos estavam compondo de forma harmoniosa tanto letra quanto melodia, nós como instrutores sociais e músicos, trabalhamos um pouco mais o que foi produzido e passamos experiência para estes jovens”, afirma Cássio Pontes, educador e músico,responsável pela produção do CD.

O prefeito Antonio Nogueira fala que o objetivo principal é despertar por meio da harmonia musical e do canto, maneiras de enfrentar os desafios diários dos jovens. “Este CD tem também como objetivo social valorizá-los e até descobrir talentos, sem a intenção inicial de que sejam grandes músicos, mas se acontecer, será excelente”, fala o prefeito. As letras das músicas traduzem o modo de falar de cada jovem, do amor pela namorada, do lugar onde moram, violência urbana, tráfico de drogas e até da perda de amigos.

Todo o CD foi produzido e gravado em estúdio de Santana e com músicos do município. A Prefeitura de Santana e a Companhia Docas são os principais apoiadores. O evento contará com a participação do cantor Zé Miguel e da banda Carbono 14 e começará às 20 horas na Praça Cívica de Santana.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação - PMS

0 comentários: