8 de junho de 2010

Comunidade do Curiaú festeja Santo Antônio

Iniciou nesta segunda-feira, 7, a Festa em homenagem à Santo Antônio, na comunidade de Curiaú de Baixo, no Quilombo do Curiaú. Festejado no dia 13, o santo conhecido como casamenteiro leva para a comunidade centenas de fiéis para os sete dias de festejos que incluem ladainhas, almoços, batuques, alvorada de fogos e bailes, numa grande mobilização dos descendentes dos primeiros moradores do quilombo.

A festa iniciou em junho de 1944 por iniciativa da família Silva e até hoje é coordenada com a ajuda de toda a comunidade do quilombo que se mobiliza para receber os convidados, visitantes, fazer homenagens e pagar promessas. Deusa Silva, filha dos já falecidos Maria Agda Silva e Joaquim José de Oliveira, que iniciaram os festejos, preside a comissão de organização.Ela explica que a festa é importante por manter viva a tradição folclórica da comunidade.

Desde ontem estão acontecendo as ladainhas que seguem até dia 10, sempre às 19:00. No dia 11 inicia a programação festiva às 12:00 com o almoço, jantar às 19:00 seguido da última ladainha e encerra com o batuque até a aurora do dia 12, quando às 06:00 os batuqueiros saem pelas casas da vila levando a tradição em cada porta.

Após a visita dos batuqueiros, começa o baile dançante. Ao meio-dia, ainda do dia 12, é servido o almoço e às 19:00 o jantar e logo após o baile. O dia de Santo Antônio, 13 começa com a festiva alvorada de fogos, às 06:00. Ao meio-dia é servido o almoço e após a refeição começa o último baile até as primeiras horas da madrugada. Toda a programação acontece no Centro Comunitário de Curiaú de Baixo.

Por Mariléia Maciel - Assessora de Comunicação

0 comentários: