11 de junho de 2010

Denúncias

DO JORNAL DO DIA – 10.06.10

Com o avanço da criminalidade em todo o Estado, a segurança é a mais criticada pela população, uma vez que ela nunca está no momento em que mais precisam. A cada dia as quadrilhas se especializam e se reforçam, e por outro lado, a Polícia Civil e Polícia Militar encontram inúmeros obstáculos para atender as ocorrências.

Recentemente, o juiz de Direito Valcir Marvulle deferiu liminar determinando a imediata designação e posse de um delegado de polícia titular para o município de Vitória do Jari.

O município com mais de oito mil habitantes convivia sem a autoridade policial, e ainda por cima, os moradores presenciavam o avanço da criminalidade sem poder contar com o apoio da segurança. A decisão do juiz é referente à Ação Civil Pública ajuizada pela Promotoria de Justiça de Vitória do Jari. Além de constatar a ausência de delegado, outras irregularidades foram detectadas na delegacia de polícia daquele município.

A estrutura precária e salubre, falta de material bélico necessário para o desempenho da atividade fim, e inexistência de colete a prova de balas. O descumprimento incorre em multa diária de R$ 10 mil, que será destinado ao Fundo Estadual de Defesa dos Direitos Difusos.

Na época, a reportagem do Jornal do Dia ouviu do delegado geral de policia, Paulo César Martins que outros municípios também estavam sem delegados: Pedra Branca do Amapari e Pracuuba. Paulo César informou que a ausência das autoridades ocorreu pelo abandono dos aprovados no último concurso público para o cargo. Segundo informações do delegado geral, novos nomes foram chamados para ocupar as vagas em aberto.

Os delegados Dante e Josiane, do município de Laranjal do Jari estão revezando plantões em Vitória, porém, são acionados somente para os casos de delitos em flagrante. Para a delegacia geral, a promotoria é ciente das dificuldades encontradas em Vitória. Para cobrir toda região, a Civil dispõe apenas de um comissário para registrar as ocorrências.

MAIS DENÚNCIAS

A reportagem do Jornal do Dia recebeu informações dos próprios policiais que os coletes a prova de bala estariam fora da validade de uso. Outra denúncia aponta que a função dos policiais no interior do Estado é precária. Segundo informações, no município de Serra do Navio, os policiais estão sem comunicação, a única viatura disponível fica a disposição do delegado, e o boletim de ocorrência é manual. Ainda de acordo com informações, as irregularidades se repetem a todas as delegacias do Estado. “As viaturas aqui em Macapá estão sucateadas, prometem um monte de coisa, mas o que vimos é só mentira. Não tem computadores e o sistema de ocorrências é uma enganação, a população fica as vezes sem ocorrências, no interior nossos parceiros ficam incomunicáveis, sem armas, sem computadores, coletes, é um caos”, conta um policial.

A reportagem procurou o delegado geral Paulo César para esclarecer a situação, mas o mesmo não foi encontrado.

0 comentários: