9 de junho de 2010

Corpo de Bombeiros monta estratégia para Quadra junina 2010

Com a missão de fiscalizar as áreas onde há maior concentração de pessoas, a exemplo de balneários, o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá reforçará o efetivo durante a realização da quadra junina, dos jogos da Copa do mundo e do Macapá Verão. O efetivo de 40 militares destacados para os finais de semana normais, sem grandes eventos, receberá o reforço de mais 15 bombeiros para dar suporte às demandas dos períodos festivos.

Dentre as ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros, a que mais chama atenção é o uso excessivo de bebida alcoólica, maior responsável pelos índices de afogamentos em todo o Estado do Amapá. “Neste primeiro semestre já foram registrados 29 afogamentos. 48% desse total é por embriaguez alcoólica, dos quais 10 pessoas morreram”, disse o subcomandante da Corporação, coronel Raimundo Américo Miranda.

Este ano o Corpo de Bombeiros se planejou para atuar na quadra junina em todo o Estado, com foco principal no Arraiá no Meio do Mundo, que acontece de 24 de junho a 2 de Julho, no parque de Exposições da Fazendinha.

Para o evento Arraiá no Meio do Mundo, o Corpo de Bombeiros fará o acompanhamento de toda a montagem da estrutura que sediará o evento; palcos, arquibancadas. Duas viaturas para combater incêndio e duas Ambulâncias para atendimento de emergência somaram aos serviços.

“Vamos torcer para que não precisemos colocar em prática todo o aparato de prevenção, e agente consiga evitar os problemas tranquilamente. Estaremos apostos com os equipamentos e nosso efetivo”, disse o coronel Miranda.

Dentre as medidas de prevenção adotadas pelo Corpo de Bombeiros está a instalação de um posto de comando de salva-vidas e a colocação de placas de sinalização de advertência nos balneários de todo o Estado. Outra medida é o aumento do efetivo que atua nos distritos de Macapá e nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, que sobe de oito para dez bombeiros. O Corpo de Bombeiros possui atualmente 83 guarda-vidas.

Fonte: SECOM-AP

0 comentários: