11 de junho de 2010

Amapá sedia encontro de pesquisadores do Brasil e da França

A capital do Estado do Amapá, Macapá, recebeu nesta quarta-feira, 9, na Casa de Leitura do Museu Sacaca, pesquisadores e autoridades de instituições científicas do Brasil e da França, que teve como finalidade principal viabilizar oportunidades de intercâmbio nas questões da pesquisa, biodiversidade e formação técnica.

O secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Distrito Federal, Alberto Peverati Filho mediou o encontro, que teve a participação de representantes das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Museu Paraense Emílio Goeldi, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa /AP), Laboratório de Saúde Pública (Lacen/AP), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Embaixada da França, entre outras.

Alberto Peverati disse que o encontro tem uma importância muito grande, em função do intercâmbio das instituições de ambas as regiões e das oportunidades de cooperações entre elas. \\\"Nós entendemos que a cooperação internacional do Brasil com a Guiana Francesa em Ciência, Tecnologia e Inovação é extremamente estratégica, pois tem uma enorme transversalidade e é fundamental para o desenvolvimento\\\", comentou.

Alberto confirmou que o encontro foi fruto de um acordo firmado entre a Embaixada da França e o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) em Brasília, no ano de 2008, com intuito de fortalecer pesquisas da Região Norte brasileira com as da Guiana Francesa.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Aristóteles Viana, o encontro reuniu pesquisadores e autoridades do Amapá e da Guiana, para analisar oportunidades de colaboração na área de ciência e tecnologia entre essas duas regiões fronteiriças. “Na realidade o encontro obteve seu principal objetivo, que é o de viabilizar oportunidades de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes dos estados do Amapá, Amazonas e Pará e a Guiana Francesa, que analisarão a possibilidade de compartilhamento dos laboratórios de suas instituições para fins de pesquisa, como também a construção conjunta de editais de apoio a pesquisas de interesse comum às duas nações”, destacou.

Viana também disse que foi formada uma comissão de técnicos durante encontro, que produzirá uma Nota Técnica e que será repassada a todos os participantes do evento. “A comissão terá sete dias para a produção desta Nota, que decidirá o encaminhamento de tudo que foi discutido no encontro”, finalizou.

Dentre os participantes no encontro, destacam-se Eric Bourland, adido científico da Embaixada da França no Brasil; Maria Tereza Prost, diretora do Museu Paraense Emílio Goeld; Luiza Magalli Henrique, Assessora de Relações Institucionais do Inpa; Yves A. Faure, diretor do Pólo Universitário Francês; Robson Jean Charles e Victor Jean Bernard, ambos do IESG Instituto de Pesquisa da França; Jorge Henriques, Diego Maia Zacardi, Admilson Torres e Rosângela Pena, representando a Ueap; Rogério Mauro Alves e Silas Mochiutti, representando a Embrapa/AP; Benedito Rabelo, Iepa; Fernando Medeiros, Lacen/AP; Rodica Ailincai, da Universidade das Antilhas e da Guiana Francesa; entre outros.

Fonte: SECOM-AP

0 comentários: