8 de junho de 2010

Governador anuncia liberação de lotes na Zona Norte da capital

O Governo do Amapá vai liberar pelo menos 1.150 lotes urbanos no loteamento Atalho do Retiro, na zona norte da capital. O anuncio foi feito neste domingo, 7, pelo governador Pedro Paulo Dias de Carvalho, durante reunião ocorrida na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, envolvendo centenas de famílias cadastradas em Associações de Sem Tetos no Estado. O pagamento da indenização de R$ 2,4 milhões para a liberação dos lotes será feito até o dia 30 deste mês.

Segundo o governador Pedro Paulo, o Governo do Estado tem priorizado investimentos na área de habitação com o objetivo de diminuir o déficit habitacional no Estado que chega a 25 mil moradias. Durante a reunião ficou acertado que logo após o pagamento da indenização do loteamento, os terrenos serão liberados para as Associações dos Sem Tetos. O levantamento socioeconômico das famílias cadastradas para receber um dos lotes será feito ainda esta semana por assistentes sociais da Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (Sims).

No encontro também ficou definido que os serviços de urbanização, que inclui abertura de ruas e avenidas, instalação de redes de água tratada e energia elétrica, serão feitos até o final do ano. “Porém os lotes e a documentação que garante a doação dos terrenos serão entregues com antecedência”, arrematou o governador. Pedro Paulo também se comprometeu em melhorar a infraestrutura dos serviços de água tratada e energia elétrica no loteamento Morada das Palmeiras, que abriga 700 famílias. A área foi doada pelo Governo do Estado há três meses.

O governador Pedro Paulo, um dos principais entusiastas nos projetos na área de habitação no Amapá, assegurou que o Ministério das Cidades tem interesse em investir em construção de moradias no Estado. Esta foi uma das principais pautas do encontro entre o governador Pedro Paulo e o Ministro das Cidades Márcio Fortes.

A reunião contou com a presença de mais de mil pessoas. Entre as lideranças estavam o presidente da Associação dos Sem Teto no Amapá (ASTL/Moradia), Carlos José Gomes da Silva, o “Açaituba”, presidente da Associação de Pessoas Carentes Sem Teto em Macapá, Paulo Sérgio Santana de Sousa e a presidente da Associação Beneficente da Luta pela Moradia Popular, Eliana Lima Campos. Segundo Eliana Lima, a decisão tomada pelo governador Pedro Paulo foi a melhor possível. “Todos nós saímos aqui desta reunião convictos de desta vez resolveremos o nosso problema de falta de moradia. Queremos agradecer ao governador Pedro Paulo por este presente vindo de Deus”.

Fonte: SECOM-AP

0 comentários: