6 de julho de 2010

Construção do muro de arrimo do Aturiá começa este mês

O Governo do Amapá assinará no próximo sábado, 10, ordem de serviço para a construção do muro de arrimo no bairro Araxá, na área do Aturiá. Orçada em R$ 3,5 milhões, a obra vai possibilitar a construção de aproximadamente 1.100 metros de muro para ajudar na contenção da água do Rio Amazonas, diminuindo drasticamente riscos de deslizamentos de encostas. A obra deve ser iniciada nos próximos dias. A informação é do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Robério Nobre.

Conforme o diretor-presidente da Adap, a obra já está licitada e o recurso disponível na Caixa Econômica Federal. A contrapartida do Governo do Estado é de 50% do valor da obra. Robério Nobre explicou que conforme o avanço das obras, as famílias com residências edificadas muito próximas às margens do Rio Amazonas serão atendidas com prioridade pelo programa técnico social do Governo do Estado que prevê, entre outras coisas, o pagamento de aluguel temporário para essas famílias até que sejam remanejadas definitivamente para áreas seguras.

A construção do muro de arrimo no Aturiá faz parte de um pacote de investimentos em obras estruturantes que o Governo elaborou para executar naquele bairro. O investimento total é de R$ 15 milhões e envolve a construção do muro de arrimo (Incluindo paisagismo, urbanização e construção de quiosques) e a edificação de 276 unidades habitacionais com infraestrutura urbana, que inclui serviços de esgoto sanitário, drenagem pluvial, rede de água tratada e pavimentação. Dez unidades habitacionais vão atender especificamente pessoas portadoras de necessidades especiais. “Essas obras integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e recebem contrapartida estadual”, completou Robério Nobre.

Com exceção da obra do muro de arrimo, as demais obras listadas para serem construídas no bairro Araxá serão licitadas no início de agosto.

Fonte: SECOM-AP

0 comentários: