29 de julho de 2010

Rapidinha

- GRANDE DESCOBERTA. Os pesquisadores que trabalham em escavações arqueológicas no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá (Unifap), acharam na última segunda-feira (26), uma urna em estilo marajoara. A peça possui cerca de 70 centímetros de largura por 65 de altura. Segundo os pesquisadores, o artefato pertence ao período pré-colonial e tem cerca de 1 mil anos.

- HORA DE PRESTAR CONTAS. Os partidos políticos, candidatos e comitês financeiros devem entregar à Justiça Eleitoral os seus relatórios parciais discriminando os recursos em dinheiro ou consideráveis em dinheiro que tenham recebido para investimento da campanha eleitoral e seus consumos alcançados até o momento, até a próxima terça-feira (3). A divulgação da primeira prestação de contas parcial, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista para o dia 6 de agosto.

- PARA O FUTURO. Na última terça-feira (27), o governo federal publicou no Diário Oficial da União, decreto que regulamenta o Programa Um Computador por Aluno (Prouca) e detalha as regras para compra dos equipamentos, com o Regime Especial de Aquisição de Computadores para Uso Educacional (Recompe). O programa já funciona de forma experimental desde 2008.

- TROCA TROCA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta quarta (28) o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, e o diretor de Gestão de Pessoas da estatal, Pedro Magalhães. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, ao qual a empresa é subordinada. O novo presidente dos Correios será David José de Mattos. Ele é engenheiro elétrico e foi funcionário por 26 anos das Centrais Elétricas do Norte do Brasil e secretário de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal entre 2002 e 2004, durante o governo de Joaquim Roriz (PSC). Entre 2004 e 2007, foi presidente da Agência Reguladora de Águas e Saneamento do DF. O último cargo que ocupou foi a secretaria-geral da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A decisão de exonerar os dois executivos atende a uma recomendação da Casa Civil e do Ministério do Planejamento, incumbidos por Lula de elaborar um plano para recuperar a arrecadação dos Correios. Em 2009, a estatal registrou queda nos lucros.

- ÁGUA E ESGOTO. Uma pesquisa recente feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizada com 81 cidades do Brasil, revelou que, aproximadamente, 60% dos brasileiros não têm acesso a coleta de esgoto e 19% não são beneficiados com abastecimento de água, que é uma necessidade básica do ser humano. O estudo ainda comprovou que os piores índices estão na Região Norte. Em Macapá (AP), somente 54,8% da população dispõe de abastecimento de água e apenas 7,1% têm acesso a coleta de esgoto. Em último lugar do ranking ficou Porto Velho (RO), com apenas 2,1% da população servida por rede de tratamento de esgoto.

Por Emanuel Costa

0 comentários: