29 de julho de 2010

Brasileiros são campeões globais em banhos diários, mas metade não lava as mãos

O hábito de os brasileiros se banharem diariamente é herança cultural de povos indígenas e, agora, pesquisa feita em dez países comprova que somos os primeiros colocados no quesito higiene corporal, com média de 19,8 banhos por semana (quase três por dia). Este índice é muito superior ao do segundo colocado, os russos, que tomam, em média, 8,4 banhos por semana.

Porém, na limpeza das mãos - algo que médicos dizem ser mais importante que lavar o corpo - estamos longe de ser um bom exemplo, ficando atrás de italianos, franceses, russos e britânicos. Entre 1.057 brasileiros, só 11% lavam as mãos antes de alimentar as crianças; 49% limpam as mãos depois de usar o banheiro; 46% antes de preparar a comida e 21% depois de tocar em animais. O resultado dessa negligência pode ser uma infecção. A mão está em contato com os olhos, o nariz e a boca, áreas vulneráveis a ataques de vírus e bactérias.

Na pesquisa da TNS Global Market Research, encomendada pela Reckitt Benckiser (fabricante de produtos antibacterianos), foram realizadas 45 mil entrevistas. No Brasil, 21% eram da classe A; 47% das classes B e C e 31% das classes D e E. Pelo menos 53% não sabem que os germes existem; 7% sabem, mas não se importam, e 23% se preocupam, mas não tomam qualquer medida.

Só para se ter uma ideia da importância de lavar as mãos, na epidemia de gripe por vírus H1N1, quando se reforçou este hábito, caiu o número de casos de diarreia, conjuntivite e infecção hospitalar, diz o infectologista Edimilson Migowski.

- Os brasileiros devem dar atenção ao hábito de lavar as mãos, para evitar a transmissão de doenças como hepatite A, gripes, conjuntivites, rotavírus e parasitoses - alerta. - Uma boa medida é colocar pontos com álcool gel em áreas e empresas com grande fluxo de público. Isso reduz o uso de antibióticos.

Populações de China e Índia, com média de 4,9 e 3 banhos por semana, respectivamente, estão no fim da lista nesse quesito. Para o dermatologista Marcio Rutowitsch, dois a três banhos por dia, como toma o brasileiro, mesmo lavando os cabelos, não fazem mal. Só é preciso cuidado com o ressecamento da pele.

- Deve-se evitar a água quente e, se for necessário, aplicar hidratante após o banho - ensina Marcio, que não indica sabonete bactericida no banho porque isso pode deixar a pele vulnerável aos germes.

No caso das mãos, os sabonetes bactericidas têm benefícios porque matam microorganismos nocivos.

0 comentários: