9 de novembro de 2011

PSOL cresce no Amapá e será maior bancada no congresso nacional do partido

No próximo dia 12 de novembro o PSOL – Partido Socialismo e Liberdade fará seu III Congresso Estadual no Amapá. Liderado pelo senador Randolfe Rodrigues e pelo vereador Clécio Luís, o PSOL recebeu duas mil filiações só esse ano, o que o credencia a ter a maior bancada de delegados no congresso nacional do partido, que ocorrerá de 2 a 4 de dezembro em São Paulo. Essa correlação de forças será determinante para aprovação da nova política de alianças, a vigorar nas eleições de 2012 em todo o país.

Na pauta, a avaliação do governo Dilma e a política nacional de alianças serão os temas centrais. A possibilidade de vitória em prefeituras de capitais como Rio de Janeiro, Belém e Macapá deve tencionar para ampliação do arco de alianças dentro do campo democrático e popular, incluindo PT, PV, PPS, PC do B, PDT, PSB, PCB e PSTU além do grupo liderado pela ex-ministra Marina Silva, o Movimento por um Brasil Justo e Sustentável.

Clécio Luís, vereador de Macapá, é o principal nome do partido para disputar a prefeitura, e dialoga com arco mais ampliado que inclui o PTC de Adriana Ramos, o PTB de Lucas Barreto, o PPL e o PSDC. No Rio de Janeiro, o deputado estadual Marcelo Freixo, que liderou a CPI das Milícias na ALERJ e inspirou o filme Tropa de Elite 2, pode ter como parceiro de chapa o ex-deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). Em Belém, o pré-candidato do PSOL é o ex-prefeito Edimilson Rodrigues, que alinhava aliança com o PC do B de Jorge Panzera.

O III Congresso Estadual fará também a eleição da nova direção. Atualmente presidido por Djalma do Espírito Santo, o partido experimenta sua fase de maior crescimento e organização. De agosto a outubro desse ano realizou 17 plenárias em 13 municípios, dos 15 onde tem diretório, mobilizando 1.311 filiados aptos a votar. Serão 130 delegados titulares no evento, o que possibilitará a eleição de 33 delegados ao congresso nacional do partido, configurando a maior bancada proporcional e a terceira absoluta, atrás apenas de Rio de Janeiro e de São Paulo.

Como resultado da boa fase, o PSOL apresenta pré-candidatos a prefeito em Macapá; Santana; Oiapoque; Pedra Branca; Pracuuba; Serra do Navio; Ferreira Gomes e Porto Grande. Terá também chapas para vereador em todos os municípios.

A festa socialista contará com a presença do senador Randolfe Rodrigues, do vereador Clécio Luís e dos vereadores Maria Helena, de Itaubal e Valdeci Ribeiro, de Pracuuba. Contará também com a presença do presidente nacional do PSOL, Afrânio Boppré; Rodrigo Pereira, membro da Executiva Nacional e do deputado federal paulista Ivan Valente. O evento ocorrerá no Colégio Equipe, localizado na rua Leopoldo Machado entre as avenidas Presidente Vargas e Mendonça Furtado, de  9 às 18 horas de sábado (12).

Por Márcia Corrêa

0 comentários: