29 de novembro de 2011

Cidade do Samba vai dar independência para escolas de samba do Amapá

Representantes das escolas de samba, presidente da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesa), Orles Braga, secretário de Estado da Infra-Estrutura, Joel Banha e equipe acompanharam os responsáveis pela obra da Cidade do Samba em uma visita técnica. Os barracões estão em fase de finalização e a área externa recebe asfaltamento, concluindo a urbanização planejada.

Todos os cuidados necessários estão sendo tomados para que na inauguração, prevista para acontecer no dia 20 de dezembro, com uma programação que anuncia o Carnaval 2012, a comunidade do carnaval receba o espaço completo e em condições de uso.

Esta é a primeira etapa do projeto que vai organizar e valorizar o Carnaval amapaense. Estão sendo investidos R$ 8.417.217,92, garantidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). São cinco galpões, medindo 25 x 60 m, e 14 m de altura. Têm banheiros masculinos, femininos e adaptados para deficientes, piso industrial, setor administrativo, cozinha, bar, caixa d'água e cisterna com capacidade para armazenar 23 mil litros, portão em chapa, instalação elétrica e hidráulica industrial. A área externa terá bancos, iluminação e estacionamento.

Os detalhes estão recebendo atenção no acabamento. A administração será entregue com refrigeração e portas e janelas com vidro temperado. A área central terá exaustor e abertura para ventilação natural. O bar e cozinha são revestidos com cerâmica para manter a higiene e balcão em granito. Nos banheiros, o piso é modelo copacabana e nas paredes foram usadas lajotas multicoloridas, lembrando a época carnavalesca. Os barracões terão ainda lixeiras seletivas.

A obra da Cidade do Samba iniciou em 2009 e deveria ter sido entregue no mesmo ano. Ela parou em 2010 por falta de repasse do governo do Estado. Este ano, após o Carnaval, em que as escolas de samba não desfilaram, o governador Camilo Capiberibe decidiu que os investimentos seriam partilhados entre todos os setores, incluindo a cultura e turismo. A construção foi retomada sem paralisação e está hoje com cerca de 90% concluída.

O GEA avalia um modo de transferir legalmente a responsabilidade do local para a Liesa, que irá administrar com acompanhamento do governo. O presidente Orles Braga falou que a Cidade do Samba e o repasse que foi feito nesta segunda-feira, 28, de R$ 1 milhão, são a comprovação de que o governo estadual investe em setores essenciais, mas também em cultura e tradição focado nos benefícios que trará em outras esferas, como turismo, geração de emprego e economia. "A Cidade do Samba é um investimento que faz com que o Carnaval fique cada vez mais independente do governo", disse Braga.

O uso dos cinco barracões será decidido pelo conselho da Liesa, formado por 30 membros, dez com direito a voto. Uma das propostas é dividir os barracões entre as escolas que queiram utilizá-los neste Carnaval. A localização e estrutura vão facilitar a confecção e entrada das alegorias. O tamanho é suficiente para construção dos carros e saída para o desfile. Os portões frontais dão acesso à Ivaldo Veras, onde as escolas desfilam no Sambódromo. Os barracões foram construídos em nível acima da rua, com uma pequena descida que facilita o deslizamento e transporte.

Por Mariléia Maciel/Secom

0 comentários: