17 de novembro de 2011

Câmara de Macapá aprova projetos de Clécio Luís que garantem mais segurança para pedestres no trânsito

Nesta quinta-feira, 17, os vereadores da Câmara Municipal de Macapá, aprovaram os projetos de lei nº 082 e nº 083, de autoria do vereador Clécio Luís (PSOL/AP), com a finalidade de diminuir os índices de atropelamento e acidentes de trânsito, em especial os ocorridos em cima da faixa de pedestre na capital do estado. Os projetos serão encaminhados para a sanção do prefeito de Macapá.

O projeto nº 082 consiste na pintura da figura de uma mão, cada vez que for pintada uma nova faixa de pedestre na cidade, como forma de conscientizar e educar pedestre e condutores de veículos. Segundo a relatora, vereadora Adrianna Ramos (PTC), o projeto já deveria ter sido aprovado há muito tempo pela relevância que a sinalização na faixa de pedestre representa para a população, já que muitos acidentes graves já foram registrados em cima da faixa.

O projeto nº 083 implica na implantação da campanha “Dê Sinal de Vida”, que autoriza o município promover ações a fim de educar e conscientizar os pedestres para a necessidade de levantar a mão ao atravessar a faixa e os motoristas de dar a preferência. “Durante pesquisa feita em outros municípios, como Fortaleza, São Luís e também Brasília percebi a importância de campanhas voltadas a segurança dos pedestres. O vereador Clécio Luís está de parabéns pela iniciativa”, declarou o vereador Luizinho do PT.

De acordo com Clécio Luís, são frequentes os acidentes de trânsito, sobretudo atropelamentos, que ocorrem em plena faixa de segurança.  “Durante algum tempo difundiu-se de forma equivocada que ao pisar na faixa o trânsito congelaria o que de prática não ocorre. O correto é ao levantar a mão, o pedestre pede a atenção do motorista, que por sua vez percebe a presença do pedestre e lhe concede a passagem na faixa, sendo esse um pequeno gesto suficiente pra garantir a segurança no trânsito”, garante o vereador.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Vereador Clécio Luís

0 comentários: