24 de novembro de 2011

Justiça do Amapá lança Programa “Começar de Novo”

O Tribunal de Justiça do Amapá realiza nesta sexta-feira (25), no Teatro das Bacabeiras, o lançamento no Estado do Amapá do Programa “Começar de Novo”. O evento terá inicio às 17h, com entrada franca. A solenidade de lançamento contará com a participação de autoridades locais e nacionais, assim como, a comunidade.

Durante o evento, o Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, Reginaldo Gomes de Andrade, falará sobre o programa neste Estado, e o Juiz Alexandro Farina, gestor do “Começar de Novo” no Estado do Espírito Santo, fará uma exposição sobre os excelentes resultados do programa naquela unidade federada, onde ocorreu uma verdadeira revolução no sistema carcerário local.

“Começar de Novo” é um programa desenvolvido, desde 2009, pelo Conselho Nacional de Justiça. É executado nos Estados sob a coordenação dos Tribunais de Justiça. O objetivo é sensibilizar os órgãos públicos e a sociedade civil para que ofertem postos de trabalho e cursos de capacitação profissional aos presos e egressos do sistema carcerário.

Durante o lançamento, serão firmadas as parcerias entre a justiça amapaense, os órgãos apoiadores e as entidades particulares que abraçaram a causa. No evento, será entregue aos parceiros a “Cartilha do Empregador”. Nela, constam informações que vão subsidiar os parceiros do “Começar de Novo” quanto aos procedimentos adotados na execução do Programa.

Tendo como lema principal “O recomeço de várias vidas”, a iniciativa visa o reingresso dos apenados à sociedade com status de cidadão, consciente de sua dignidade e de suas obrigações. Realizado com sucesso em outros estados, o “Começar de Novo” no Amapá será uma grande oportunidade de reintegração social para os apenados e egressos do sistema carcerário amapaense.

Para o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Mário Gurtyev de Queiroz, a iniciativa de ressocializar o apenado é positiva e merece o apoio de todos. “Cada apenado reincluído na sociedade, além de representar o resgate da dignidade de um ser humano, contribui com a economia do Estado, pois é uma despesa a menos para o sistema carcerário e para a Justiça. É preciso que todos se engajem nessa tarefa”, ponderou.

Sobre o Programa: “Começar de Novo” tem por objetivo promover a cidadania e, consequentemente, diminuir a reincidência de crimes. O programa visa à articulação de parcerias no setor público e privado para que estes criem e cedam postos de trabalho aos apenados atendidos. Essa articulação é feita com as empresas, órgãos públicos, sindicatos, igrejas e associações. Além destes potenciais parceiros, a sociedade civil em geral, também, pode se tornar uma grande apoiadora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Amapá

0 comentários: