22 de novembro de 2011

Aneel aprova reajuste médio de 95,5% para CEA

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (22) reajuste tarifário médio de 95,51% para a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A nova tarifa deveria entrar em vigor no dia 30 de novembro, mas a distribuidora não poderá aplicar a correção se continuar inadimplente com o pagamento de diversos encargos do setor elétrico.

Por se tratar de um alto índice de reajuste, a diretoria da Aneel deliberou que, se a distribuidora do Amapá quitar suas dívidas setoriais, as tarifas da empresa ainda deverão ser analisadas em reunião colegiada. Uma vez aplicadas, o impacto para os consumidores de baixa tensão seria de 106,6%. Para os de alta tensão, esse porcentual seria de 54,81%.

Segundo o diretor Romeu Rufino, relator da matéria, a CEA não tem suas tarifas reajustadas desde 2004, em função da situação da empresa de inadimplência com o pagamento de encargos setoriais. A situação da distribuidora causa preocupação à agência.

Durante a reunião, o diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, determinou que seja enviado um ofício ao Ministério de Minas e Energia sobre a preocupação da Aneel com a situação da empresa. A CEA atende a 16 municípios do Amapá, incluída a capital Macapá, totalizando 163.592 unidades consumidoras.

Fonte: Agência Estado

0 comentários: