16 de novembro de 2011

Capiberibe deve ser empossado no Senado semana que vem

Fonte: O Globo

O Senado deve empossar na próxima semana mais um parlamentar beneficiado pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não aplicar a Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado. O ex-senador João Capiberibe (PSB-AP) apresentou nesta quarta-feira (16) à Secretaria Geral da Mesa do Senado o diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e o restante dos documentos necessários para que possa ser empossado na vaga que vinha sendo ocupada até agora pelo peemedebista Gilvam Borges (AP). A expectativa de Capiberibe é que possa tomar posse até o próximo dia 25.

Segundo colocado na eleição para o Senado no Amapá, Capiberibe teve seu registro cassado pela justiça eleitoral por ter tido seu primeiro mandato de senador cassado em 2005, sob acusação de compra de votos. Embora reconheça que a Lei da Ficha Limpa é uma demanda da sociedade, Capiberibe reclamou que no país a legislação em vigor no país não se aplica a todos os brasileiros de maneira uniforme.

- Há um deputado no Congresso que se tirar os pés do país corre o risco de ser preso. Mas pode circular livremente entre suas vítimas. É um caso patético em que fica claro que a justiça no país não se aplica a todos - reclamou Capiberibe, acrescentando: - A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor no segundo tempo do jogo, alterando as regras em vigor, o que foi danoso para o país.

A exemplo do que ocorreu com o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), primeiro beneficiário pela suspensão da aplicação da Lei da Ficha Limpa a ser empossado pelo Senado, Capiberibe ainda terá de esperar cinco sessões para ser empossado. Esse foi o prazo estabelecido pela Mesa Diretora do Senado para que o antigo titular da vaga possa apresentar sua defesa.

0 comentários: