21 de novembro de 2011

Audiência Pública discutirá o Tratamento do Câncer no Estado do Amapá

Políticas públicas para o tratamento do Câncer no Estado do Amapá, será tema da audiência pública que acontecerá na próxima quinta-feira (24) na Assembleia Legislativa. A audiência proposta pela deputada Roseli Matos (DEM), visa aproveitar a Semana Estadual de Combate ao Câncer para fazer um amplo debate sobre a doença e as dificuldades que encontram os pacientes que necessitam de tratamento. “Em nosso Estado não há estatística disponível sobre o assunto, não sabemos quantas pessoas doentes temos ou como são tratadas. A realidade dos pacientes que precisam de tratamento oncológico é preocupante. Além do sofrimento comum a doença, as pessoas são obrigadas a conviver com a constante falta de sessões de quimioterapia o que ocasiona um retrocesso no estado clínico dos pacientes”, justifica a deputada.

De acordo informações repassadas a deputada, o Estado não oferece cirurgias complexas para retirada de tumores e sessões de radioterapia, os pacientes que necessitam deste tipo de tratamento são encaminhados para outros Estados, o que não é bom para os pacientes, pois é um momento em que estão psicologicamente abalados, precisando do apoio da família e amigos.

Como palestrantes foram convidados o senhor Edmilson Pereira, Secretário de Saúde do Estado do Amapá, Juiz Marconi Pimenta, Padre Paulo Roberto da Conceição Souza e o Jornalista César Bernardes. “Este assunto precisa ser tratado com mais seriedade e responsabilidade por nossos governantes, pois com o tratamento feito em Macapá ganham os pacientes que não precisam se afastar de suas famílias e ganham os cofres públicos com a economia em viagens e estadia para pacientes e acompanhantes. É necessário que o Estado e o município cumpram sua função social de garantir o direito à saúde de todos os amapaenses”, comenta Roseli Matos.

Fonte: ASCOM DA DEP. ROSELI MATOS

1 comentários:

Anônimo disse...

sou a Marly figueira,ex moradora de vitória do jarí e acesso todos os dias esses blogs,e fico sabendo de todas as noticias de minha cidade. parabénsss!!