18 de novembro de 2011

Assembleia Legislativa do Amapá aprova Dia Estadual da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha

Com a finalidade de refletir sobre a luta e a resistência da mulher negra, a Assembleia Legislativa do Amapá, aprovou na sessão ordinária do dia 16 deste mês, projeto de lei que institui o Dia Estadual da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho. A data passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Amapá. “Este é mais um passo que estamos dando na busca da inclusão e valorização à cultura afro-brasileira e ao fortalecimento da luta das mulheres negras no Estado do Amapá”, justifica a autora do projeto deputada Cristina Almeida (PSB), ressaltando que o projeto apresenta largo alcance social.

A data já tem sua relevância no âmbito municipal, visto que quando vereadora, Cristina Almeida apresentou a proposta na Câmara Municipal, a qual foi aprovada pelos pares e aceita pelo prefeito.
Esta data foi criada em 1992 no I Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas em Santo Domingo na República Dominicana com o objetivo de ter uma data internacional para refletir sobre a luta e a resistência da mulher negra.

Fonte: ASCOM/ALAP

0 comentários: