Os partidos pequenos são os que têm mais candidatos aos governos estaduais segundo estatística divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSOL tem 24 candidatos concorrendo ao cargo em diversos estados brasileiros. O partido também tem o maior número de candidatos ao cargo de vice-governador: 24.
Em segundo lugar, aparece o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), com 18 candidatos aos governos estaduais e 19 ao cargo de vice-governador. Em terceiro está o Partido Comunista Brasileiro (PCB), com 17 candidatos a governador e a vice.
Para o cargo de senador, a situação se repete, pelo menos nos dois primeiros lugares. O PSOL tem 38 candidatos e o PSTU, 28. Em terceiro lugar está o PMDB, com 23 concorrentes, e o Partido dos Trabalhadores (PT), com 22. No total, 268 candidatos de 26 legendas disputam vagas no Senado.
Os partidos com menor número de candidatos ao Senado são o Partido Trabalhista Nacional (PTN), com apenas um; o Partido Social Democrata Cristão (PSDC), com 2; e Partido Trabalhista Cristão (PTC), Partido Trabalhista do Brasil (PTB), Partido Republicano Brasileiro (PRB) e Partido da Mobilização Nacional (PMN) com 3, cada.
Nas eleições de 2010, 5.930 mil candidatos concorrem a vagas na Câmara dos Deputados. As legendas com mais candidatos ao cargo de deputado federal são o Partido Verde (PV), com 434; PMDB, 419; e PT, 365. E as que apresentam menor número de candidatos são Partido da Causa Operária (PCO), com 8; PCB, com 30; e PSTU, com 38.
Fonte: Portal G1
5 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário