17 de agosto de 2010

Lançamento do curta "Bacalhau no Tucupi!‏

Uma lenda amazônica contada por duas crianças nascidas em ambientes diferentes que se encontram na floresta brasileira e mostram a contradição das duas realidades, a vivida na aldeia e a dos colonizadores. É o curta “Bacalhau no Tucupi!” que será lançado no próximo dia 19 de agosto, quinta-feira, em Belém, que faz uma releitura da lenda da mandioca. O filme é produzido e dirigido pela médica paraense Cristina Pinheiro que começa sua carreira cinematográfica contando a conhecida lenda brasileira fazendo uma criativa interligação entre a história e as atuais discussões sobre religião, raça, liberdade, cultura e progresso.

No filme atemporal, o garoto Cabralzinho chega à Amazônia e conhece a cultura e costumes da região através da indiazinha Mani, que com inocência e respeito pelo seu povo discute colonização e atualidade através da lenda da mandioca, que é a história da origem da raiz da qual é produzida a farinha, o tucupi e outros derivados. Direcionado para todas as idades, no curta-metragem a diretora e roteirista usou uma linguagem didática e acessível sem apelar para o regionalismo exagerado.

Cristina Pinheiro é uma profissional que conseguiu unir sua paixão por cinema à sua rotina médica. Para garantir a produção de vídeos educativos na área de saúde, Cristina a princípio se aventurou na elaboração de projetos para captar recursos, foi assim que de cinéfila foi para trás das câmaras não sem antes passar por uma espécie de laboratório exclusivo com profissionais da área e muita pesquisas.

Depois da idéia na cabeça e confiança em seu talento, Cristina participou da seleção de um projeto do Banco da Amazônia e foi escolhida junto com mais dois concorrentes do Pará para receber o recurso de R$ 20 mil reais para a produção do curta. Nos quatro dias entre Belém e a ilha de Mosqueiro, que serviram de locação, Cristina uniu experiência técnica e alunos da escola de teatro no filme que ganhou o sugestivo nome de “Bacalhau no Tucupi!” misturando duas riquezas típicas da culinária dos dois países. O filme foi finalizado em 21 minutos.

“Bacalhau no Tucupi!” será primeiramente lançado em Belém, no auditório do Banco da Amazônia, que fica localizado na av: Presidente Vargas, 15º andar, às 19:00, entrada franca.

Por Mariléia Maciel

0 comentários: