18 de agosto de 2010

Leitor do blog denúncia Detran-AP

Chegou no meu e-mail nesta terça-feira (17/08/10):

Olá Emanuel, meu nome é Lielson Bacelar Pinheiro e acabei de ver em seu blog a matéria: AP: “motoristas estão dirigindo sem Carteira de Habilitação!!!”, postado dia 30 de maio de 2010.

Eu vivo uma aflição grande de ainda não ter conseguido passar. Já fiz prova 4 vezes sendo q a ultima na terça da semana passada. OS avaliadores (que eram duas mulheres) me reprovaram por suposições. Ou seja, elas alegaram que em uma determinada manobra poderia ter ocorrido uma infração. Exemplo: fiz o anclive, e sai corretamente, porém em uma manobra arriscada surge um motoqueiro em alta velocidade e passar por mim, ou seja, o infrator nesse caso era o motoclista e não eu. Depois fui pro declive vinha vindo uma ciclista, ela dobrou na rua e as avaliadoras suporam q se ela tivessem vindo direto eu deveria ter parado. FUI REPROVADO POR SUPOSIÇÕES. O mais estranho q elas pediram pra encosta próximo a uma escola q fica no renascer, bem no cantinho, propicio pra uma conversa inconveniente. Claro q elas não foram diretas na conversa, mas deu a entender q queria alguma coisa, sou um cristão, e não precisaria ser um homem de Deus pra mostrar honesta. Ter um bom caráter me faz ser um homem feliz.

Porém já pensei numa forma de desmascarar essa situação. É só contar em um dia de avaliação quantas pessoas fizeram a prova, isso não será difícil, e depois conferir no sistema do detran quantos foram aprovadas naquele dia, se a conta não bater é sinal que existe um esquema a vista. Segundo comentários de alunos durante a prova, os avaliadores sabem quantas vezes um aluno fez avaliações e o rigor é como se fosse uma forma de forçar o aluno a propor um suborno ou procurar um meio de ser aprovado.

A matéria que o leitor se refere é esta:

AP: “motoristas estão dirigindo sem Carteira de Habilitação!!!”

Está afirmação foi feita por um agente de trânsito da Empresa Municipal de Transportes Urbanos do Amapá (EMTU), que preferiu não ter o nome identificado, na última quarta-feira (26). Segundo ele, 40% dos motoristas amapaenses ativos não têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A afirmação é baseada conforme as apreensões que ele tem feito. Os condutores de motocicletas são os principais infratores. O agente de trânsito revela que os motoristas sem a CNH têm os veículos multados e apreendidos, mas uma semana depois, eles conseguem retirar os veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran-AP) e voltam a circular pela cidade normalmente. Ele afirma ainda que rola propina no Detran-AP para liberar um veículo.

Um policial da Companhia Independente de Trânsito do Amapá (Citran), que também não quis ter o nome identificado, me disse que a maioria dos acidentes de trânsito são causados por motoristas que não tem carteira de habilitação. “Os motoristas sem carteira causam muitos acidentes, por que não conhecem as sinalizações. Somente este ano já morreram várias pessoas no trânsito amapaense”, disse.

Eu (Emanuel Costa) encontrei uma motorista de carro que dirige sem habilitação e perguntei por que ela ainda não tirou a CNH. “Até já tentei tirar a minha habilitação mais fui reprovada na prova do Detran-AP. Tem um avaliador do Detran que é muito rigoroso e reprova quase todo mundo que passa pela mão dele. Isso me desmotivou a tentar fazer o exame novamente.”, concluiu a motorista. A motorista também me disse que nunca causou um acidente porque aprendeu todas as regras na auto-escola.

Eu fui ao Detran-AP, na última sexta-feira (28), para apurar as denúncias, mas ninguém do órgão quis falar sobre o assunto. No dia em que eu estava lá vir vários candidatos a conseguir a primeira habilitação saírem do exame reprovados. Segundo eles, a reprovação foi causada devido à falta de paciência de um avaliador. Será que é o mesmo avaliador que a motorista me disse?

Se alguém do Detran-AP quiser falar sobre as duas denuncias meu e-mail é eaadpd@hotmail.com. Eu postarei as explicações.

Postado Dia 30 de maio de 2010

Por Emanuel Costa

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido, avalie suas palavras.
Se um médico fosse avaliado para constatar que eh competente para atuar em sua area, vc n acharia que o teste tem q ser rigoroso? N pode admitir falhas. O veículo tem que estar na mao de pessoas capazes e preparadas, senao pode-se perder vidas! O examinador soh ta fazendo o trabalho dele e tem que ser rigoroso mesmo, p isso temos auto escolas p se prepararem, se ele n passou eh pq n tava preparado!

Anônimo disse...

Preconceituoso...que diferença faz serem mulheres?Tinha que ser cristão mesmo...