27 de agosto de 2010

DEIAI faz parceria com GAP para orientar jovens

A Delegacia Especializada na Investigação de Atos Infracionais (DEIAI), com o objetivo de orientar crianças e adolescentes sobre o abuso sexual e exploração de menores, furtos, bullying, consumo de drogas, violência e criminalidade continua promovendo palestras nas escolas públicas e particulares. A informação é levada para que a sociedade seja conhecedora das violências, ajude jovens em um contexto de risco e saiba identificar um possível agressor.

O Grupo de Adolescentes Prevenidos (GAP) é mais um parceiro da DEIAI que também realiza conversas na própria especializada e nas instituições de ensino a respeito de sexualidade, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis, entres outros assuntos relevantes.

O GAP é atuante desde 2005 e tem aproximadamente quinze participantes, sob a coordenação do Professor de Biologia Venceslau Pantoja. O grupo é formado por alunos do ensino médio da Escola Estadual Prof. Maria Carmelita do Carmo e surgiu devido o aumento de alunas grávidas precocemente no colégio. Anualmente são selecionados estudantes para atuar no grupo, os quais passam por capacitação para conhecer e atender as temáticas citadas.

Segundo a socióloga do psicossocial da DEIAI, Carmen Lúcia Cantúaria, em virtude do alto índice de adolescentes que mantém relação sexual e que são assistidos pela especializada, os assuntos discutidos nas apresentações são bem importantes. “Essa parceria é muito satisfatória e ajuda os jovens esclarecerem suas dúvidas. O interessante desse evento encontra-se na conversa de jovens para jovens, com a mesma faixa etária e os mesmos sentimentos peculiares dessa fase”, ressaltou a socióloga.

A DEIAI atende crianças e jovens da cidade de Macapá que estão dentro de um contexto de risco como evasão escolar, ociosidade, más companhias, usos de drogas, dentre outros. Desse modo, para Socióloga Carmen Cantuária é de fundamental relevância esse trabalho de conscientização feito através de estudos, palestras que servem como orientação e prevenção na vida de um jovem.

De acordo com o quadro de estatísticas da Delegacia Especializada só neste ano, no período de janeiro a abril foram atendidas aproximadamente 270 crianças e adolescentes. A maioria do sexo masculino, entre as idades de 15 a 17 anos e devido à decorrência de furto.

“Nós levamos o GAP para DEIAI, os palestrantes abordam os temas, são levantados os questionamentos, e as dúvidas são explicadas, muitos mitos e perguntas sobre gravidez, drogas, crimes são explanados. Essa parceria entre DEIAI e GAP só vai fortalecer o trabalho da Polícia Civil e atender em maior número os adolescentes que são nosso público alvo nos ensinamentos”, comemorou Cantuária.

Fonte: Ascom PCAP

0 comentários: