10 de novembro de 2010

Temporão vem ao Amapá discutir ação de prevenção à dengue

O Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, estará em Macapá no próximo dia 16 para apresentar o programa de Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle de Epidemias de Dengue. O evento está previsto para as 14 horas, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.

O programa orienta a elaboração de monitoramento das áreas com transmissão de dengue nas cidades, levando em consideração aspectos epidemiológicos, entomológicos, populacionais e ambientais. Todas as ações estão voltadas, principalmente, para as atividades na redução de fontes criadoras do mosquito, como caixas d’água, pneus, depósitos diversos e outros.

Uma das medidas preventivas de controle larvário a ser implementada pelo programa será a visita domiciliar dos agentes de vigilância ambiental, fundamental na orientação da população sobre a redução da densidade do vetor Aedes aegypti. Com relação à fase adulta do vetor estão previstas ações de aplicações de inseticidas, em razão do crescente agravamento do processo de resistência do mosquito.

De acordo com estudos do Ministério da Saúde, entre os fatores que mais contribuem para uma rápida proliferação do mosquito destacam-se: os climáticos (vento, temperatura, umidade) e os sócioambientais (não colaboração da população).

Participarão do encontro gestores e profissionais da área da saúde, educação, infraestrutura urbana, defesa civil e meio ambiente das esferas estaduais e municipais.

Fonte: Secom

0 comentários: