12 de novembro de 2010

Risco de dengue deixa 11 capitais em alerta; Amapá corre risco muito alto de epidemia em 2011, diz Ministério da Saúde

Onze capitais brasileiras estão em situação de alerta, de acordo com a avaliação nacional sobre infestação por larvas do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), divulgada nesta quinta-feira (11). São elas: Salvador, Palmas, Rio de Janeiro, Maceió, Recife, Goiânia, Aracaju, Manaus, Boa Vista, Fortaleza e Vitória. Todas as capitais em situação de alerta apresentaram infestação entre 1% e 3,9% nos imóveis analisados. Outras 123 cidades também se encontram em alerta.

Neste ano, 418 cidades estão participando do levantamento nacional, do Ministério da Saúde, que identifica o índice de infestação de larvas. Cerca de 120 cidades ainda estão consolidando seus dados ou ainda não enviaram as informações ao ministério.

De acordo com o Liraa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), 15 municípios estão em risco de surto da doença no Brasil (11 no Nordeste, três no Norte e um no Sudeste). Nesses locais, o índice de infestação foi igual ou superior a 4%.

Dez capitais apresentam índice satisfatório (inferior a 1%). São elas: São Paulo, Macapá, São Luís, Teresina, João Pessoa, Brasília, Campo Grande, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.

Entre 2009 e 2010, o número de casos graves passou de 8.714 para 14.342. Para o verão de 2011, o ministério aponta dez Estados com risco muito alto de epidemia: Amazonas, Amapá, Maranhão, Ceará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Rio de Janeiro.

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira a campanha nacional de combate à dengue. Cartazes e folderes serão distribuídos, com a mensagem: "Dengue - Se você agir, podemos evitar".

0 comentários: