23 de novembro de 2010

AP: Museu Sacaca está abandonado

Fonte: Jornal do Dia

Considerado um dos pontos turísticos mais visitados do Estado, o Museu Sacaca é hoje o retrato do abandono. Com mais de 15 anos de existência, o Museu se transformou em referência em retratar com detalhes a vida e cotidiano do ribeirinho, além de expor trabalhos de artistas amapaenses em exposições e trabalhos realizados pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnologia do Amapá (IEPA).


Todas as culturas do Estado podiam ser encontradas no local representadas pelas casas, barco, entretanto, a população não tem mais acesso as áreas internas do local. Atualmente, o Museu está passando por reformas, onde abrange parte da ponte próximo do auditório, o que impede a visitação completa do local.


Segundo denúncias que chegaram a reportagem do Jornal do Dia, o local deixou de exibir em sua grade, programações culturais e visitações escolares. “É triste ver um local totalmente entregue, abandonado, esse sem duvida é a maior referencia que o povo amapaense tem com as suas origens, tudo que é valioso do nosso Estado está aqui, mas pelo que vimos o Estado foi incompetente”, disse o universitário Tales Rochamberg.


O espaço para Exposição a céu aberto do Museu está fechado desde janeiro de 2009 devido a uma reformulação na sua estrutura. Segundo informações, a direção analisa outra necessidade para rever os espaços interditados. Seriam necessário reformular os stands que nunca funcionaram durante a existência do Museu. Através de um levantamento que deveria ser repassado pela Seinf, o novo projeto terá novos prédios, entretanto sequer existe obras no local. Inclusive, o projeto manteve o acompanhamento do Ministério Público do Estado.


Ainda não foi cotado o orçamento dos ambientes novos, o que seria em torno de R$ 1.300,000,00 (um milhão e trezentos mil reais). Somente a parte que abrange a frente do Museu como: auditório, praça de alimentação e espaço para exposição recebera manutenção e está aberta ao público.



Sem receber


Além de está com as obras paradas, a manutenção do local, no que se refere a limpeza e serviços gerais, os trabalhadores estão sem receber há três meses. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Asseio e Conservação do Amapá (STACAP), os servidores devem paralisar as atividades na segunda-feira (22). De acordo com alguns servidores, nenhuma posição foi repassada pela direção. “Estamos desesperados com essa situação, estão falando que nem o 13º salário deve sair para nós”, disse uma funcionária.



Trabalho


O Museu Sacaca atua promovendo ações de pesquisa, preservação e comunicação, procura fazer interagir o saber científico e o saber popular dos povos amazônicos. Trabalha também divulgando as pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), através de exposições e oficinas pedagógicas.

0 comentários: