17 de novembro de 2010

Semana da Consciência Negra: mesmo sem recursos programação inicia neste sábado

Inicia neste sábado, 20 de novembro, a Semana da Consciência Negra e XVI Encontro dos Tambores, em homenagem à Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. A programação vai acontecer no Centro de Cultura Negra e inclui mostras das culturas de matriz africanas, como capoeira e cultos afros e os momentos mais esperados que são a Missa dos Quilombos e o Encontro dos Tambores, coordenados pela União dos Negros do Amapá-UNA. O Encontro vai reunir 34 comunidades afro-descendentes e quilombolas do Amapá que irão apresentar suas danças tradicionais como batuque, marabaixo, zimba, sairé e tambor de crioula.

Homenagens-Além de apresentações, está confirmada e realização da escolha de “A Mais Bela Negra” e seminários educativos relacionados à cultura e luta afro. Este ano os grupos irão homenagear o filho de escravos João Cândido que há 100 anos iniciou a Revolta da Chibata, acabando com essa punição corporal no Brasil. Outra homenageada pelos grupos é a amapaense e matriarca da família Congó, dona Dica, que faleceu em fevereiro deste ano e foi uma das principais lideranças do movimento de marabaixo na Favela. Dona Dica Congó realizou durante quase 50 anos o Almoço dos Inocentes em homenagem à Santíssima Trindade.

Problemas- Mesmo fazendo parte do calendário cultural do Governo do Estado há 16 anos, a Semana da Consciência Negra vem deixando a desejar e é alvo de críticas por parte da coordenação da UNA e comunidades. Este ano, por exemplo, foi cogitada a mudança da festa que acontece no espaço dedicado à cultura negra para a Expo-Feira Agropecuária, o que não foi aceito pela UNA, além da retirada dos movimentos de capoeira e samba da programação.

Outra situação é o repasse para a realização da festa que somente hoje, 17,foi confirmada a data pelo Governo do Estado e deve sair sexta-feira, um dia antes do início da festa. “Vamos fazer porque temos compromisso com as comunidades e população em geral, mas as lideranças estão conscientes que é possível que não recebam a tempo o dinheiro para a compra de roupas das apresentações e nem para a despesa com alimentação, todos os anos é o mesmo problema, mas assim mesmo todos querem participar e vão fazer bonito”, fala Aluízo Carvalho.

Ele explica também que o espaço para Feira de Artesanato e Alimentação corre o risco de não ter as barracas, uma vez que elas estão à disposição da Expo-Feira. Além do Governo do Estado, a coordenação enfrenta problemas com a Prefeitura de Macapá que desde 2009 não cumpre a palavra com relação ao repasse. Ano passado foi repassado apenas uma parte do recurso e na tarde de ontem, 16, o representante do prefeito Roberto Góes na conversa com a UNA, Emanoel Oliveira, disse que a PMM só poderia repassar R$ 30.000,00, o que não foi aceito pelos coordenadores.

Outro problema é o de transporte das comunidades que a EMTU se comprometeu em resolver cedendo ônibus intermunicipais mas até este momento não foi confirmado. “A Prefeitura nunca apoiou de fato esta festa na qual 98% dos grupos são de Macapá e é a maior manifestação afro do Norte do Brasil, o prefeito nunca participou e ano passado se recusou a nos receber no dia da Consciência Negra, estamos tratando essa atitude como discriminação institucional”, afirma o coordenador.

Aluízo acrescenta ainda que “mesmo com todos os problemas que enfrentamos, todos os anos fazemos uma festa linda o Centro lota todas as noites do Encontro dos Tambores e conseguimos nosso objetivo, que é a integração das comunidades, nestas noites, eles são as autoridades”.

Programação:

20/11

19:00 – Rufar dos Tambores e Salva de Fogos
20:00 – Missa dos Quilombos
21:30 – Apresentação do Marabaixo do Artur (infantil)
22:00 – Rodada de marabaixo com todos os grupos presentes em homenagem à dona Dica Congó e João Cândido

21/11

21:00 - Concurso “A Mais Bela Negra”
23:00 – Show com artistas locais
00:00 - Apresentação do grupo Yalodês- Mulheres Guerreiras

22/11

20:00 – Apresentação de Candomblé- Pai Salvino

23/11

20:00 – Apresentação do Tambor de Mina – Mãe Iolete

24/11

08:00 às 13:00 – Seminário Negro no Amapá: Educação – Sociólogo Marco Antônio
20:00 – Abertura do Encontro dos Tambores com apresentação das comunidades

25/11

08:00 às 13:00 – Seminário Negro no Amapá: Educação – Raimunda Ramos
20:00 – Apresentação de comunidades

26/11

08:00 – Café da manhã em comemoração ao aniversário de 24 anos de fundação da UNA
20:00 – Apresentação de comunidades e encerramento da festa

Por Mariléia Maciel

0 comentários: