14 de novembro de 2010

Superbactéria no Amapá

Um homem de 82 anos de idade que está internado em um hospital particular de Macapá é o primeiro caso confirmado de contaminação pela superbactéria KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase). A confirmação foi feita oficialmente na úlitma (12) pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Amapá. De acordo com a coordenadoria, quatro casos de suspeita já foram notificados.

Dois deles foram descartados após a realização de vários exames de comprovação. O paciente de 82 anos é mantido em uma área de isolamento no hospital onde toma medicamentos para combater a superbactéria. Ele está em regime de quarentena. O idoso estava internado com complicações há seis meses no hospital.

O outro caso suspeito que está sendo investigado é de um homem de 60 anos (M.D.B). Ele estava na UTI do hospital e depois de deixar a unidade de terapia intensiva apresentou sintomas da superbactéria. Ele também é mantido em regime de quarentena.

Conforme os médicos, os pacientes infectados com a superbactéria estão debilitados, não respondem ao tratamento tradicional, sendo necessária a aplicação de drogas altamente tóxicas. Esse tipo de medicamento não está disponível na rede pública em função do alto valor comercial.

A direção do hospital que tem know-how em atendimento no Estado, já tomou todas as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus dentro da área hospitalar. Os riscos de uma possível epidemia é praticamente zero. Os laudos técnicos dos quatro casos suspeitos foram emitidos pelo Laboratório Central (LACEN).

Fonte: Diário do Amapá

0 comentários: