7 de novembro de 2010

Amapaenses são os que menos investem na bolsa de valores

Segundo a Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), apenas 238 amapaenses estão cadastrados na bolsa, o que coloca o Amapá na última posição no ranking de investidores entre todos os Estados do país. A explicação para tanto desinteresse em investir na bolsa pode estar na falta de informação. Embora seja um negócio rentável, poucos sabem por onde começar.

Diferente do que muita gente imagina, investir na bolsa de valores é simples, mas é preciso analisar os riscos e contar com a possibilidade de retorno a longo prazo. Entretanto, não é possível pessoa física fazer as aplicações diretamente na bolsa de valores. Para comprar e vender ações, o investidor tem dois caminhos: através das corretoras ou dos bancos. Se optar pelas corretoras, o investidor, obrigatoriamente terá que ser cliente da mesma. "É uma excelente opção de investimento para aquelas pessoas que têm um recurso guardado e que pensam em atuar no mercado financeiro (...) Hoje, qualquer pessoa pode investir na bolsa de valores; é um processo muito democrático", explicou o economista Charles Chelala.

A afirmação do economista se justifica em função do atual momento econômico do país. Apesar de ser um investimento de alto risco, o mercado de capitais, atualmente, é uma boa alternativa para obter lucros. Os principais indicadores financeiros do Brasil mostram que o país tem tudo para atravessar um ciclo de crescimento sustentável, com estabilidade para a economia e oportunidades para as empresas. E uma vez que as empresas lucram mais, seus sócios - ou seja, todos os acionistas - também ganham mais. Hoje, as principais empresas brasileiras com ações na bolsa são Petrobras e Vale.

AS AÇÕES

Ações são pequenos "pedaços" de uma empresa. Por isso, quem detém ações de uma companhia é dono de uma parte dela - ou melhor, é um dos seus sócios. As ações também são chamadas de "papéis", pois, segundo a definição formal, ações são "títulos nominativos" que representam frações do capital social de uma empresa.

Na hora de comprar ações é preciso avaliar que tipo de investimento quer fazer. O investidor pode optar por uma lucratividade menor, porém, mais segura, ou por uma lucratividade maior, com mais riscos. O mais importante é saber o momento certo de comprar ou vender ações. "Se eu minha ação vale, por exemplo, dez reais. Eu preciso analisar se esse valor está alto ou baixo para vender as ações que já possuo ou comprar mais ações", disse Chelala.

Quanto aos valores mínimos para começar a investir, o economista afirmou que com pouco dinheiro é possível adquirir ações. Segundo ele, alguns bancos chegam a oferecer ações a menos de R$ 50. No Amapá, o baixo número de investidores é reflexo da ausência de corretoras de valores. Apenas os bancos trabalham com o mercado de capitais. Recentemente, uma empresa especializada na área, com mais de 200 afiliados, anunciou que pretende explorar o mercado local.

0 comentários: