3 de fevereiro de 2010

Vacinação contra gripe A

A partir de março os brasileiros começarão a ser imunizados contra a gripe A, informou o Ministério da Saúde. A estratégia nacional de vacinação contra a doença estima imunizar 81 milhões de pessoas. A vacina será gratuita.

O plano do governo será dividido em quatro etapas. Na primeira, que ocorre entre os dias 8 e 19 de março, serão vacinados os trabalhadores do serviço de saúde, como médicos, enfermeiros, funcionários de laboratórios, além de recepcionistas e responsáveis pelos serviços de limpeza. Essa etapa incluirá ainda a vacinação de toda a população indígena.

Entre os dias 22 de março e 2 de abril ocorrerá a segunda fase, durante a qual serão vacinadas as pessoas com doenças crônicas – exceto idosos -, além dos obesos de grau três. A lista de doença crônicas inclui diabetes e os problemas hepáticos e renais. Também serão vacinadas nessa etapa as crianças com idade entre seis meses e 2 anos e as mulheres grávidas.

Já na terceira etapa, que vai vigorar entre 5 e 23 de abril, será imunizada toda a população saudável com idade entre 20 e 29 anos. Os idosos com mais de 60 anos e doenças crônicas serão vacinados somente na quarta etapa, que ocorre entre os dias 24 e abril e 7 de maio.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o número de vacinas será suficiente para atender aos grupos prioritários, com algum excedente para imprevistos. "A estratégia brasileira é bastante realista, tem forte base científica. Estamos tendo foco bastante claro", afirmou.

Ao todo, haverá 36.000 salas de vacinação em todos os estados do país. Para ser imunizado, basta ir a um posto de saúde portando carteira de vacinação e documento de identidade, respeitando as etapas estabelecidas pela Saúde. A vacina é contra indicada para pessoas com alergia a ovo.

Fonte: Revista Veja

0 comentários: