21 de fevereiro de 2010

Proibição

Desde a última quinta-feira (18), está em vigor as novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a venda de produtos em farmácias e drogarias. Pela regulamentação, fica proibida a venda de produtos de conveniência e restringidas à exposição de medicamentos nas prateleiras.

Os estabelecimentos que descumprirem a norma podem pagar multas que variam de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão. Além das multas, o estabelecimento pode ser penalizado com a apreensão de mercadoria e até cancelamento do alvará de funcionamento.

Mas três dias depois das novas regras da Anvisa entrar em vigor, algumas farmácias de Macapá ainda não estão seguindo as normas. Os produtos de conveniências, como bebidas, doces e outros ainda estão sendo vendidos nesses estabelecimentos. O gerente de uma farmácia perguntado sobre porque ainda não tirou esses produtos das prateleiras, disse que não sabia da proibição da Anvisa. Mas agora vai retirar os produtos.

Em São Paulo e Minas Gerias oito pessoas foram presas e 17 farmácias foram interditadas, nos dois primeiros dias da Operação Fênix, que tem como objetivo verificar o cumprimento da norma da Anvisa. No Amapá, segundo a Vigilância Sanitária as fiscalizações devem começar já durante está semana.

Por Emanuel Costa

0 comentários: