6 de fevereiro de 2010

Caiu na Net

Doença rara faz britânica de 15 anos virar “bela adormecida”, diz site

Com uma enfermidade muito incomum, chamada Síndrome de Kleine-Levin ou mal da Bela Adormecida, a britânica Louisa Ball, de 15 anos de idade, tornou-se um desafio para os médicos. Após períodos de absoluta normalidade que podem chegar a um ano, ela dorme durante dias – já passou duas semanas adormecida. Seus pais precisam acordá-la, à base de chacoalhões e cutucões, para que ela vá ao banheiro ou se alimente. Louisa até levanta, mas completamente desorientada, muito longe de estar 100% alerta.

Os médicos não sabem o que causa a doença nem como curá-la. O que se sabe é que ela afeta adolescentes e desaparece depois de 8 a 12 anos. A notícia foi publicada nesta sexta-feira (5) no site da NBC News. O número de portadores de Kleine-Levin não passa de mil em todo o mundo, diz a reportagem.

Segundo Emmanuel Mignot, diretor do Centro para Narcolepsia da Universidade Stanford, nos EUA, é possível que a síndrome tenha origem em infecção viral, associada a uma predisposição genética. Não existe remédio para tratar Kleine-Levin, explicou Mignot à NBC.

A síndrome não tem relação com a narcolepsia, um sono súbito e incontrolável que ocorre várias vezes ao dia. “É completamente diferente”, disse Mignot. “A narcolepsia é uma desordem para a vida toda. Os pacientes têm dificuldade permanente para permanecer acordados.”

Fonte: Portal G1

Prouni abre inscrições para 165 mil bolsas de estudos neste sábado


O Prouni (Programa Universidade para Todos) recebe inscrições para 165 mil bolsas de estudo no ensino superior a partir das 6h deste sábado (6), somente pelo site www.siteprouni.mec.gov.br. O prazo termina na próxima quarta-feira (10). As informações foram divulgadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (5).

O programa terá duas etapas de inscrição: em cada uma, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance. Das bolsas oferecidas em cerca de 1,5 mil instituições, 86 mil são integrais e 79 mil, parciais (50% da mensalidade).

Como se inscrever

Para participar, é necessário ter prestado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, com mínimo de 400 pontos na média das cinco notas --ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação-- além de não ter zerado na redação. É preciso ter renda familiar mínima de três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa para concorrer às bolsas de 50%; e renda mínima por pessoa de um salário mínimo e meio (R$ 765) para concorrer às bolsas integrais. Deve-se também atender a uma das condições:

 ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;

 ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;

 ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição, e estar concorrendo a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.


A relação dos candidatos pré-selecionados deve ser divulgada em 13 de fevereiro. Esses estudantes precisarão comprovar pessoalmente as informações prestadas nas instituições em que irão estudar, entre os dias 17 e 26 de fevereiro.

A segunda etapa de inscrições vai de 4 a 7 de março, com resultados no dia 10 do mesmo mês.

O que é o Prouni

O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.

Outras informações podem ser obtidas no www.siteprouni.mec.gov.br do Prouni.

Fonte: Portal UOL


Caminhada reduz níveis de pressão arterial por até 24 horas

Para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, no Brasil, são 27 milhões de hipertensos com mais de 18 anos e 2 milhões de crianças e adolescentes que enfrentam o problema.

A pesquisa teve início em julho de 2008 e terminou em outubro de 2009. Foram avaliados 1000 voluntários com idade entre 60 e 75 anos, faixa etária do presidente Lula, que sofreu uma crise hipertensiva recentemente.
Inicialmente foram selecionados 10% dos idosos como amostragem representativa. Os participantes realizaram uma sessão intensa de 40 minutos de caminhada, seguida de uma sessão de repouso também de 40 minutos.

Os resultados apontaram que a redução é mais expressiva naqueles com pressão arterial elevada e menor naqueles com pressão arterial normal. O diferencial do estudo, segundo os pesquisadores, é o fato de ter sido analisado o impacto do exercício aeróbico em pista, na modalidade caminhada, e não em esteira e bicicleta ergométrica, como era feito até então.

Após uma única sessão desse exercício aeróbico, em média, a pressão arterial sistólica, que é o valor mais alto e mede a força do sangue nas artérias, quando o coração se contrai para impulsionar o sangue através do corpo, caiu 14 milímetros de mercúrio (mm Hg) e a pressão arterial diastólica, número inferior que mede a pressão enquanto o coração relaxa para se abastecer de sangue, caiu 4 milímetros, ou seja, de 13 por 9, por exemplo, passou para 11 por 8. E, após 24 horas, essa pressão continuou reduzida em 3 milímetros na pressão sistólica e 2 milímetros na diastólica.
Os pesquisadores explicam que a prática contínua de exercícios pode levar à diminuição gradativa e até ao não uso de medicamentos para os hipertensos leves e, ainda ser um método coadjuvante no tratamento com medicamentos nos casos mais graves.

Hipertensão entre idosos

Segundo o médico geriatra Eduardo Ferrioli, professor da FMRP, que participou do estudo, a pressão arterial é uma das doenças de maior prevalência entre os idosos, chegando a quase 50% de alcance na faixa etária. Para ele, uma das causas do agravamento dos casos é o estresse diário.

"Uma rotina mais tranquila e hábitos saudáveis, como diminuir a quantidade de sal e manter o peso, ajudam muito no controle e até para a cura da hipertensão", explica.

Fonte: Portal UOL

0 comentários: