24 de junho de 2011

Sudam libera emendas a quatro estados da Amazônia

A Sudam liberou na última sexta-feira, 17, aproximadamente R$1,600 milhão em emendas parlamentares que vão beneficiar quatro municípios da Amazônia e o governo do Estado do Amapá. O setor mais favorecido pelas emendas é o da agricultura familiar, beneficiado em pelo menos três projetos. Com o governo do Amapá as emendas do deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT), vão garantir ao estado a aquisição de dois veículos para a Escola Agrícola e o fortalecimento institucional do Sindaçaí (Sindicato dos Produtores e beneficiadores dos Produtos da Floresta). O Sindaçaí é uma entidade que atua na área de produção e beneficiamento de polpa de açaí no Estado do Amapá, gerando renda aos produtores e oferecendo qualidade aos produtos que já são fornecidos para todo o território nacional.

No município paraense de Vigia de Nazaré a emenda do ex-deputado Paulo Rocha (PT) vai aprimorar o trabalho dos agricultores por meio da assistência técnica. O município vai ganhar caminhão para escoamento da produção, uma grade aradora, uma grade niveladora, uma plantadeira de mandioca, duas motocicletas de 150 cilindras e um veículo utilitário para assistência técnica e apoio ao programa de fortalecimento da agricultura familiar. Também de autoria do ex-deputado, a emenda direcionada ao município de Salinópolis vai proporcionar à população local o acesso a refeições saudáveis e a preços mais acessíveis. O local será aproveitado ainda no desenvolvimento de atividades de formação e qualificação profissional.

O saneamento e a infraestrutura física dos municípios também estão entre os objetos dos recursos liberados pela Sudam. É o caso do município de Sena Madureira, no Acre. A emenda, de autoria do então senador Tião Viana (PT), garante serviços de drenagem de águas pluviais em cinco vias públicas (ruas Quintino Bocaiúva, Nicácio Teixeira, Padre Egídio, Duque de Caxias, Travessa Guilherme e Av. Brasil).

Para fechar o quadro emendas atendidas pela Sudam a área cultural também foi favorecida com a maior parcela de recursos, no valor de R$672.429 mil, para a construção do teatro municipal de Ariquemes, em Rondônia. Segundo maior da região norte, o teatro é uma grande obra que visa tornar o município referência de incentivo à cultura. A emenda é da deputada Marinha Raupp (PMDB).

Fonte: Ascom/Sudam

0 comentários: