3 de junho de 2011

Ibama concede licença para Usina de Santo Antônio do Jari

O Ibama emitiu mais uma Licença de Instalação para projetos de aproveitamento hidrelétrico. Desta vez, a LI expedida foi em favor do consórcio ECE Participações S.A e contempla a usina Santo Antônio do Jari, com capacidade instalada de 373,4 MW. Essa hidrelétrica está entre os obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e será instalada no rio Jari, na divisa entre o Amapá e o Pará.

Boa parte da área onde será construída a usina pertencia ao antigo Projeto Jari, concebido para fabricar papel. Para a instalação do canteiro de obras, por exemplo, não haverá necessidade de supressão de nenhum hectare de floresta nativa. Também não haverá desapropriação de ribeirinhos. Os impactos socioambientais serão muito reduzidos por se tratar de uma região de baixa densidade demográfica com plantios de eucaliptos.

O Ibama exigiu que o consórcio mantenha vazão mínima de água “necessária para preservar a biota e a beleza cênica da Cachoeira Santo Antônio para seu uso turístico e paisagístico durante todo o ano”. O empreendedor deverá manter ainda a qualidade da água em condições de se realizar pesca esportiva e lazer no reservatório da usina.

Fonte: Ascom/Ibama

0 comentários: