16 de junho de 2011

PF põe fim no mistério do dinheiro voador no Amapá

Fonte: A Gazeta

A Polícia Federal do Amapá concluiu o relatório de investigação do dinheiro apreendido em outubro do ano passado dentro de uma aeronave bimotor, no Aeroporto Internacional de Macapá. A conclusão do inquérito foi enviada, agora, para apreciação do Ministério Público Federal, que vai optar pelo arquivamento do caso ou convocação de novas diligências.

Segundo apurou a Gazeta, consta no relatório da PF que os R$ 5,5 milhões transportados ao Amapá na véspera das eleições estaduais pertencem, de fato, ao Banco do Brasil, que contava com o reforço numerário exatamente para o período eletivo.

O avião, pertencente ao empresário José Renato Heiis, foi fretado pela empresa Norsegel para transporte da quantia que seria redistribuída às agências BB, no Amapá.
Não houve, portanto, crime contra o corpo financeiro. Ninguém foi indiciado no processo investigatório. O dinheiro permanece confiscado até a autorização de liberação pelo Ministério Público Federal.

SOB SUSPEITA

Na época em que o bimotor foi apreendido, 30 de outubro de 2010, havia suspeitas de que a quantia de R$ 5,5 milhões trazida ao Estado era destinada à compra de votos. Informações não oficiais levantadas na ocasião apontavam que o valor teria sido enviado pelo então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do PSB, para financiamento da campanha do então candidato pessebista ao governo do Amapá, Camilo Capiberibe. As suspeitas não foram confirmadas.

0 comentários: