16 de maio de 2011

Diagro apreende e interdita estoques de agrotóxicos irregulares no Amapá

A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) interditou 143 litros e 30 quilos de agrotóxicos em fiscalizações realizadas na semana passada, em Macapá.

Ao todo, 10 dos 16 estabelecimentos que comercializam os produtos foram verificadas irregularidades, como prazo de validade vencido, comércio fracionado, produto agrotóxicos em contato com rações e sementes, além da falta para venda do Equipamento de Proteção Individual (EPI), um dispositivo ou produto, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador.

Segundo o coordenador do Programa de Agrotóxico da Diagro, o engenheiro agrônomo Ivenio Roque Hartmann Neto, a ação faz parte das atividades de rotina da Diagro.

“Os agrotóxicos apreendidos serão obrigatoriamente devolvidos pelo comerciante e recebido pelo fabricante, e as empresas notificadas serão fiscalizadas novamente dentro de 20 dias para verificação do cumprimento das condições estabelecidas na notificação”, explica Neto, acrescentando que na reincidência das infrações, elas serão multadas ou interditadas.

Agrotóxicos são produtos com alto risco para saúde e para o meio ambiente. Fora do prazo de validade aumentam significativamente as chances do desenvolvimento de diversos agravos à saúde, como câncer, toxicidade reprodutiva e desregulação endócrina em trabalhadores rurais e consumidores de produtos contaminados, além de diversos efeitos desconhecidos, de acordo com a Diagro.

Fonte: Ascom/DIAGRO-AP

0 comentários: