7 de maio de 2011

AP: Deputado quer mais proteção aos usuários de caixas eletrônicos

O Deputado estadual Bruno Mineiro (PTdoB), apresentou na Assembléia Legislativa, projeto de Lei que determina a instalação de divisórias para usuários dos caixas internos e externos das instituições financeiras no âmbito do Estado do Amapá. As divisórias deverão ter no mínimo dois metros de altura e serão instaladas entre a fila de espera e os caixas internos e externos.

Os agentes de segurança deverão estar posicionados de maneira que observem o espaço entre a fila de espera e a bateria de caixas. As instituições financeiras têm um prazo 90 dias a contar da data de publicação desta Lei para se adequarem as mudanças, sob pena de multa diária de R$ 3 mil. “Já é notório e visível aos olhos de todos, o fato da segurança das pessoas que fazem suas transações financeiras no Estado do Amapá esteja sendo colocada em risco pelo delito conhecido por “saidinha de banco”, justifica o deputado, frisando que no Amapá e principalmente em Macapá, quem utiliza as instituições bancárias, sabe que após a realização de movimentação financeira, na saída das agências ou postos de atendimento, possivelmente entre as pessoas que aguardam atendimento há quem esteja observando o movimento dos clientes e repasse informações a assaltantes, gerando uma total sensação de insegurança para estes. Os falados “olheiros”, que ficam no interior das agências observando e informando para comparsas do lado de fora, estes por fim abordam as vítimas sabendo exatamente quanto tem e em que bolso ou bolsa está o dinheiro.

O projeto prevê que através da criação de mecanismos como divisórias em frente aos caixas externos e internos, impossibilitem totalmente a visualização das pessoas que realizam operações nos caixas de auto-atendimento e também daquelas que aguardam para serem atendidas nos caixas internos e externos das instituições financeiras. Isso vai diminuir a facilidade de visão do suposto assaltante e aumentar a segurança de quem estiver fazendo pagamentos ou sacando dinheiro. Cerca de 200 cidades já implantaram este tipo de sistema de segurança e as ocorrências deste tipo de crime caíram consideravelmente. O projeto em questão, visa conceder maior segurança aos usuários de bancos e instituições financeiras, fazendo com que os assaltos conhecidos como “saidinha de banco” sejam evitados. Diante disso, os bancos podem contribuir de forma incisiva para que os meliantes que se utilizam desse expediente para roubar as pessoas, não tenham condições de operacionalizar a “ação”. “Todos nós temos conhecidos que ou foram vitimas ou conhecem alguém que já foi desse tipo de assalto’ finalizou o deputado Bruno Mineiro.

Fonte: Ascom/DEP. BRUNO MINEIRO

0 comentários: