28 de setembro de 2011

Vereadores afastam prefeito de Santana (AP) por 90 dias

Fonte: A Gazeta

Por 7 votos a 1, os vereadores de Santana (AP) aprovaram ontem (27) o pedido de afastamento do prefeito Antonio Nogueira (PT), por 90 dias. Ele é acusado de desviar recursos federais destinados à saúde municipal. A medida promete ser o primeiro passo na busca pela cassação do petista. A decisão foi enviada logo após a sessão plenária para o juiz eleitoral de plantão, e deve começar a valer ainda hoje. O vice-prefeito Carlos Matias (PR) é quem assume a cadeira.

A votação ocorrida na noite de ontem, no plenário da Câmara Municipal de Santana, foi tumultuada. Num clima de guerra, populares, que lotaram a Casa, arremessaram contra os vereadores ovos, bolinhas de papéis e até moedas. Muitos xingamentos foram lançados, especialmente por quem compunha o grupo político do prefeito. O líder da oposição na Câmara, vereador Robson Rocha (PTB), era o principal alvo dos manifestantes. Ele foi atingido por um ovo e algumas bolas de papéis.

Para abrandar os ânimos, a sessão foi suspensa por várias vezes. Mesmo assim, os vereadores conseguiram aprovar a leitura das denúncias contra Nogueira, com base em relatório de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), e instalar a comissão processante que vai apurar o desvio de mais de R$ 23 milhões da saúde.

Formada pelos vereadores Jailson Soares (PDT), Ronilson Barriga (DEM) e Dr. Fábio (PMDB) - presidente, relator e membro, respectivamente -, a comissão vai analisar as denúncias contra Nogueira, num prazo de 90 dias, período em que o prefeito ficará afastado do cargo.

Os integrantes da comissão foram sorteados durante a sessão plenária. Os dez vereadores que compõem a Câmara Municipal de Santana estiveram presentes à Casa. Os petistas José Luiz - irmão do prefeito - e Richard Madureira foram os únicos a se posicionarem contra a leitura e apuração das denúncias. Eles tentaram protelar as votações, mas foram vencidos pela grande maioria da Câmara. Robson Rocha (PTB), Robson Coutinho (PPS), Jailson Soares (PDT), Ronilson Barriga (DEM), Mário Leonardo (PTB), Adelson Rocha (PPS) e Dr. Fábio (PMDB) se posicionaram a favor da investigação e afastamento de Antonio Nogueira, do cargo. Richard Madureira (PT) foi voto vencido. Os vereadores Josivaldo Abrantes (PSDB) e José Luiz Nogueira (PT), presidente e vice-presidente da Câmara, respectivamente, presidiram a mesa e, portanto, não participaram da votação.

0 comentários: