23 de setembro de 2011

Engenharia Ambiental lidera a concorrência no Vestibular 2012 da Universidade do Estado do Amapá

A procura pelo curso de Engenharia Ambiental no Vestibular 2012 da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) surpreendeu. Do total de 18.058 candidatos inscritos, 4.526 (o equivalente a 25%) optaram pelo curso que é único no Estado e tem apenas dois anos de criação.

Além das questões ambientais e a crescente demanda social pela preservação e conservação dos recursos naturais, um fator que contribuiu para o aumento da procura pelo curso é a sua oferta pela primeira vez no turno da noite, o que possibilita o acesso por parte de quem trabalha durante o dia.

Ainda assim, os cursos de licenciatura continuam se mantendo entre os preferidos dos candidatos à graduação, o que pode ser explicado pela maior oportunidade de emprego em instituições de ensino públicas e particulares. O curso de Pedagogia, por exemplo, o segundo mais concorrido, com 1.955 inscritos, permanece entre os mais procurados nos processos seletivos da instituição.

No Vestibular 2012 da Ueap, o segundo mais concorrido é acompanhado de perto pelo terceiro lugar, o curso de Licenciatura em Letras, com 1.925 candidatos. Tanto Pedagogia como Letras estão sendo ofertados para 2012 somente no período diurno.

No ranking dos mais concorridos, sucedem-se os cursos: Tecnologia em Design (1.923), Engenharia Florestal (1.723), Engenharia Química (1.576), Licenciatura em Filosofia (1.210), Engenharia de Produção (1.048), Licenciatura em Ciências (951), Licenciatura em Química (611) e Engenharia de Pesca (610).

Os egressos da rede pública de ensino continuam sendo a maior parte dos inscritos, 10.813, perfazendo 60% do total. Porém, quando comparado com a média dos anos anteriores, de 80%, verifica-se que houve uma redução. O mesmo não ocorre na cota universal, destinada à ampla concorrência. Com 5.043 inscritos, manteve a média em torno de 30% registrada no último processo seletivo.

Já a cota dos candidatos que se declaram afrodescendentes obteve um considerável aumento em torno de 400% no número de inscritos quando comparado ao processo seletivo passado, saindo dos 541 para 2.119 inscritos. Os candidatos que concorrerão na cota de pessoas com necessidades específicas (PNE) são em número de 37, quatro a menos que no vestibular anterior.

Confirmação de Inscrição

Desde o dia 19 deste mês está disponível no sistema de inscrição pela internet, o cartão de confirmação de inscrição no Vestibular 2012. O documento ficará disponível até a prova da Primeira Fase, que ocorrerá dia 2 de outubro, com as informações sobre o local e sala de realização da prova. A apresentação do cartão de confirmação de inscrição é obrigatória pelo candidato no dia da prova.

Por Keila Gibson/Ueap

0 comentários: