13 de setembro de 2011

Desfile de 13 de setembro contou a história do Amapá de território a Estado

O desfile cívico que marca a criação do Território Federal do Amapá, ocorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, quando se comemora a independência geográfica do Pará e seus 68 anos como unidade brasileira. Realizado na Rua Ivaldo Veras, pista do Sambódromo, os amapaenses, junto de autoridades e representantes dos Poderes, assistiram as 72 escolas públicas desfilarem com mais de 3.500 alunos. Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação este ano o desfile teve como tema, "Amapá: de Território a Estado, a História de Um Povo".

Das 416 escolas do Estado, 72 ajudaram a contar fatos marcantes divididos em Núcleos de Apoio Educacional. As demais escolas desfilaram nos municípios, como Santana, e outras se apresentam a tarde, na Rodovia do Curiaú. O destaque resgatado com êxito foi a volta das Bandas Marciais e de Fanfarras. Cinco bandas foram orquestradas no Sambódromo, incluído as participações especiais de outros municípios. As bandas da escola Ester Virgulino, Tiradentes, Antônio Lima Neto, Dom Pedro I, de Mazagão, e Reisalina Tomás, de Tartarugalzinho, foram atrações.

Entres os temas apresentados pelos alunos, uma homenagem a todos os governadores do Território e Estado do Amapá, com feitos importantes, obras e curiosidades. Símbolos da cidade de Macapá, como Rádio Difusora e movimento escoteiro não foram esquecidos, assim como realizações dos últimos anos, a exemplo da Ponte Binacional que teve uma maquete e pessoas com trajes típicos do Amapá e da França. O bairro do Laguinho foi o mais homenageado com o Mestre Sacaca, escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados, marabaixo e as festas religiosas do bairro.

O governador Anníbal Barcellos foi lembrado por suas principais obras e as frases repetidas por ele. Do governo de João Capiberibe foram destacados o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá (PDSA), valorização de povos indígenas e parteiras. O governo atual, administrado por Camilo Capiberibe teve destaque com ações que até agora são a marca desta gestão, como merenda regionalizada, biodiversidade, intercâmbio, sustentabilidade, turismo e outros.

O mestre Oscar Santos, que foi o mentor de bandas tradicionais do Território, como a do GM, atual escola Antônio Pontes, não passou esquecido. A escola Maria de Nazaré relembrou a importância do músico para a educação musical de estudantes amapaenses, cuja influência foi o ponto de partida para a geração dos anos 70 e 80 que valorizavam as bandas marciais e de fanfarras e se dedicavam para a competição de bandas que movimentava o mês de setembro em Macapá.

O governador Camilo esteve ausente por ter atendido ao convite do senador Randolfe Rodrigues para a sessão solene em homenagem à criação do Território do Amapá que aconteceu nesta terca-feira, no Senado Federal, em Brasília. O chefe de gabinete Kelson Vaz, representou o governador e disse ser o desfile uma justa homenagem aos que fizeram e fazem pelo Amapá, contribuindo para o seu crescimento desde seu princípio, como território, até agora, 22 anos de ter sido transformado em Estado. A secretária adjunta de Educação anunciou para o próximo ano a realização de concurso de bandas de fanfarras.

Fonte: Agência Amapá

0 comentários: