18 de setembro de 2011

Quatro cursos da Universidade Federal do Amapá recebem estrelas no Guia do Estudante

A Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap) participa no dia 5 de outubro da premiação conferida pelo Guia do Estudante (GE), Editora Abril, referente aos cursos de graduação estrelados na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia. O evento acontece na cidade de São Paulo. Quatro cursos da Unifap irão constar na publicação GE Profissões Vestibular 2011, que chega às bancas a partir do próximo dia 6 de outubro.

As estrelas credenciam a Unifap para participar do Prêmio Melhores Universidades. Os cursos de Direito e Geografia receberam três estrelas cada. História e Secretariado Executivo foram apontados no exame com quatro estrelas. A avaliação de cursos superiores do GE existe há mais de duas décadas. A classificação ocorre de acordo com critérios de consultores.

Cada consultor classifica os cursos que recebe conforme os conceitos de excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e "prefiro não opinar", com base no questionário preenchido pelos coordenadores. O corpo de examinadores do GE é formado por coordenadores de curso, diretores de departamento, docentes e avaliadores do MEC.

Quatro pré-requisitos são necessários para a participação: ter a titulação de bacharelado, ou bacharelado e licenciatura (ambas oferecidas simultaneamente); possuir turma formada há pelo menos um ano, com data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a dezembro de 2009; ter turmas em andamento e vagas a serem oferecidas no próximo processo seletivo; ser um curso presencial.

Desde 2009 o Guia do Estudante premia duas categorias: "As Melhores Universidades por Área de Conhecimento" e "A Universidade do Ano". Para o avaliador institucional da Unifap, Paulo Roberto Miranda Silva, as estrelas recebidas pelos quatro cursos da Unifap “são o reconhecimento do esforço feito pela instituição nos últimos anos para a melhoria na qualidade do ensino”. “Esperamos que nos próximos anos mais cursos sejam avaliados e fiquem bem colocados”, disse.

Por Kleber Soares - Assessoria Especial da Reitoria

0 comentários: