12 de outubro de 2010

Macapá (AP) pode ter Internet Banda Larga em agosto de 2011, diz Ministério das Comunicações

De acordo com o gerente de Projetos da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Jovino Francisco Filho, a cidade de Macapá poderá antecipar sua integração ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal para agosto de 2011, caso se concretize a negociação com a Guiana Francesa, para interligar-se ao cabo do País vizinho, saindo de Calçoene até o Oiapoque. O interesse da Guiana Francesa é, no futuro, poder utilizar o cabo que sairá de Tucuruí a Macapá para ter acesso às rotas de fibra ótica que passam sob o Oceano Atlântico em direção às Américas do Norte e Central.

O PNBL foi lançado este ano com a recriação da Telebrás, com 96 pontos contemplados com o serviço, que prevê a oferta da internet banda larga a preços acessíveis. Nessa primeira fase, estão previstas cidades do anel Sul e rede Norte, abrangendo 16 capitais, sendo uma da Região Norte, a capital do Estado de Tocantins, Palmas.

No próximo ano, serão mais 48 pontos, com oito ou nove capitais e, em 2013, mais 18 pontos, com Manaus e Boa Vista fechando o programa principal do governo federal.

Por Emanuel Costa

2 comentários:

InfoTI disse...

´tomara que isso se concretize logo.. nao aguentamos mais essa internet lenta que temos.. inclusão digital já!!!

guto fanfarao disse...

bem acho tudo muito caro sei que virá a cidade a inclusão digital mais falta profissional de peso e investimento do governo .