10 de outubro de 2010

Resgate de mineiros deve começar na quarta-feira, diz ministro chileno

O ministro das Minas chileno, Laurence Golborne, informou neste sábado (9) que o processo de retirada dos mineiros presos há mais de dois meses em uma mina chilena deve começar na quarta-feira.

Em entrevista coletiva na mina San José, ele disse que após uma análise do poço cavado, chegou-se à conclusão de que não será preciso revestir todo o buraco, mas apenas 96 metros.

O processo de retirada vai levar 48 horas. Segundo o ministro, os mineiros estão tranquilos e o ambiente entre eles está bom. Sobre a saúde dos 33 homens, o minsitro da Saúde Jaime Manñalich informou que eles estão recebendo uma dieta especial e sendo monitorados constantemente.

Segundo as autoridades, uma análise completa do ducto foi feita e detectou-se que a qualidade da rocha é boa e não será necessário revestir todo o poço, que neste sábado alcançou o local onde estão os mineiros.

Eufóricos e emocionados, os parentes dos mineiros, que estão alojados no acampamento Esperança, subiram à montanha próxima e comemoraram o feito, aos gritos de 'Chi, chi, chi, le, le, le!'. A abertura do túnel foi anunciada por uma sirene e celebrada por um sino, que tocou por mais de uma hora.

Golborne disse que a perfuração foi feita de maneira controlada. Os próprios mineiros presos iam explicando à pessoa que operava a broca onde estava o martelo que perfurava a terra.

Presos há 65 dias até agora, os mineiros bateram um novo recorde de sobrevivência no subsolo após um acidente de mineração. Embora alguns tenham infecções cutâneas, eles estão com a saúde excepcionalmente boa.

Na quinta-feira (7), as equipes de resgate fizeram uma simulação cronometrada de como serão os trabalhos.

"Isso é muito forte, é um sentimento muito grande. Imagino o que meu irmão deve estar sentindo lá dentro", disse à France Presse Gastón Henríquez, que esperava emocionado próximo à entrada da mina.

"Estamos muito felizes, porque sofremos muito nesses dois meses. Esperamos agora que eles saiam logo para que possamos abraçá-los e levá-los para casa", disse Wilson Ávalos, que tem dois irmãos presos na mina San José.

Fonte: Portal G1

0 comentários: