16 de outubro de 2010

Caiu na Net

Banco abrirá 1h antes em Estados sem horário de verão

Bancos nos Estados que não têm horário de verão abrirão uma hora mais cedo a partir da próxima segunda-feira (18), segundo informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os Estados que serão afetados pela mudança de horário dos bancos são: Acre, Amapá, Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. As exceções a essa regra são os municípios de Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA).

Segundo a Febraban, a medida tem o objetivo de assegurar o perfeito funcionamento do serviço de compensação. O horário brasileiro de verão começa à meia-noite de sábado para domingo e terminará à 0h de 20 de fevereiro de 2011.

Fonte: Agência Estado

Dilma tem 54% dos votos válidos, e Serra, 46%, aponta o Datafolha

O Datafolha divulgou na noite desta sexta-feira (15) sua segunda pesquisa presidencial no segundo turno das eleições deste ano. Segundo o instituto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 54% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e o candidato do PSDB, José Serra, 46%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso significa que Dilma pode ter de 52% a 56%, e Serra, de 44% a 48%.

Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha no segundo turno, divulgada no último dia 10, Dilma registrou também 54% dos votos válidos contra 46% de Serra.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número 35746/2010. O Datafolha fez 3.281 entrevistas na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15).

Votos totais


Considerando-se os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), a petista tem 47%, e o tucano, 41%. Brancos e nulos somam 4%, e 8% disseram não saber em quem votar.

Na pesquisa anterior, Dilma registrou 48%, e Serra, 41%. Brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

Fonte: Portal G1

Inca recomenda que resultado de mamografia saia em até 60 dias

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou nesta sexta-feira (15) novas recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Entre as novas estratégias, a entidade sugere que toda mulher com nódulo no seio tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias. Hoje em dia não existe tempo de espera definido para o resultado. “Estamos seguros de que o que está sendo recomendado pode ser realizado. Depende da sociedade aderir e dos incentivos que serão feitos”, disse Luis Antonio Santini, diretor do Inca.

O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o Inca, isso acontece porque a doença é confirmada quando já está em estágio avançado. No país, são 11 mil mortes causadas por câncer de mama por ano. Entre as mulheres, a doença representa cerca de 2,5% de todos os óbitos, segundo o Inca. No entanto, em mortes por câncer, o câncer de mama é o principal causador de mortes.

Por isso, o Inca recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos de idade devem fazer mamografia a cada dois anos. Este rastreamento mamográfico para mulheres nessa faixa etária é parte importante da estratégia recomendada pelo Ministério da Saúde para o controle do câncer de mama.

Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Para países desenvolvidos essa sobrevida aumenta para 73% e já nos países em desenvolvimento fica em 57%.

Rede pública possui 412 mamógrafos


Existem 3.315 mamógrafos em todo o país e 1.650 deles estão disponíveis à rede do Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, apenas 412 (25%) pertencem exclusivamente às unidades públicas de saúde.

De acordo com o Inca, cerca de 70% das mulheres entre 50 a 69 anos possuem acesso à mamografia, incluindo a rede pública e a privada. Em 2010, a meta é cumprir 1,8 milhão mamografias para mulheres desta faixa etária. O Brasil pagou 1,8 milhão de mamografias pelo SUS. Dessas, 50 % foram feitas de em mulheres de 50 a 69 anos.

O instituto chama atenção ainda para a possibilidade de qualquer mulher, independente da faixa etária, realizar o exame. Para as mulheres de grupos populacionais considerados de risco elevado para câncer de mama, ou seja, que possuam histórico familiar em parentes de primeiro grau, são recomendados o exame clínico da mama e a mamografia, anualmente, a partir de 35 anos.

Rio de Janeiro tem maior incidência


De acordo com o Inca, o estado com maior incidência de câncer de mama é o Rio, com 88,3 casos para cada 100 mil mulheres. No estado, a cada 100 mil mulheres, 16 morrem por causa do câncer de mama. Em segundo lugar, o Rio Grande do Sul aparece com 81,57 casos para cada 100 mil mulheres e em terceiro lugar está São Paulo, com 68,04 casos para cada 100 mil mulheres.

“O principal fator de risco é o envelhecimento. No Rio, no RS e em SP, essa é uma característica da população. Por isso existe uma maior incidência”, afirmou, Ana Ramalho, coordenadora do Inca.

O instituto não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo. Segundo o Inca, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde qualificado.

Novas recomendações



1. Toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama.


2. Toda mulher fique alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procure avaliação médica.


3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas tenha direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias.


4. Toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos.


5. Todo serviço de mamografia participe de programa de qualidade em mamografia. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias.


6. As mulheres saibam que o controle do peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama.


7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, seja feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.

Fonte: Portal G1

Inadimplência tem maior alta para setembro desde 2000, diz Serasa

A inadimplência dos consumidores avançou pelo quinto mês consecutivo, registrando crescimento de 1,6% em setembro, na comparação com o mês anterior. De acordo com o indicador Serasa Experian, essa foi a maior alta para meses de setembro desde 2000, ano em que o indicador foi criado. O levantamento foi divulgado nesta sexta-feira (15).

Na comparação anual, a inadimplência aumentou 15,3%, o maior resultado desde março de 2009. No acumulado no ano, de janeiro a setembro, a taxa tem alta de 1,8%, segundo a Serasa, que atribui esses aumentos às compras parceladas nas datas comemorativas e nos feriados prolongados.

Falta de pagamento relativa a gastos com cartão de crédito e financeiras registrou alta pelo sétimo mês seguido. De acordo com a Serasa, essa modalidade puxou o crescimento do índice, contribuindo com 2,5% no resultado.

As dívidas com os bancos também registraram aumento, mas em menor intensidade, de 0,2%, contribuindo com 0,1% no indicador da Serasa. Inadimplência relativa a títulos protestados e cheques sem fundos recuou e contribuíram negativamente com 0,2% e 0,8%.

Valor das dívidas


De janeiro a setembro, o valor médio das dívidas com cheques sem fundos cresceu 29,1% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os valores dos débitos referentes a títulos protestados tiveram alta de 6,9% e a cartões de crédito e financeiras, de 4,9%. Já os valores das dívidas com os bancos recuou 1,6%, a única queda no período.

Perspectivas


De acordo com os economistas da Serasa, a perspectiva é de que a inadimplência sofra pressões em outubro, por causa do Dia das Crianças. Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, essa foi a melhor data para o comércio neste até agora, com crescimento de 12% nas vendas.

Fonte: Portal G1

0 comentários: