22 de outubro de 2010

Confirmado: Ponte do Vila Nova será inaugurada em novembro

Está confirmada para o dia 8 de novembro deste ano a inauguração da ponte sobre o Rio Vila Nova, que interliga a partir da Rodovia Estadual AP-010, as cidades de Santana e Mazagão. Com 97% de sua obra concluída, o empreendimento vai estimular, via integração rodoviária, o desenvolvimento econômico nas regiões de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, além de Santana e Mazagão.

Inicialmente, a data de inauguração da Ponte estava marcada para 26 de outubro. Todavia, um erro na fabricação dos postes de iluminação adiou a data, segundo informou a direção da empresa C.R. Almeida, responsável pela execução do empreendimento, cujas obras iniciaram em maio do ano passado.

Dotada de projeto arquitetônico moderno e arrojado, a ponte sobre o Rio Vila Nova tem 420 metros de extensão e 11 de largura. Construído em concreto armado, o mega empreendimento gerou pouco mais de 400 empregos, entre diretos e indiretos.

A ponte foi edificada com estacas de fundação com profundidade média de 40 metros a partir da lâmina d’água e profundidade máxima de 57,70 metros. A profundidade do rio é de aproximadamente 17 metros. O empreendimento reúne ainda duas faixas de rolamento e uma faixa de pedestre, gabarito de navegação e vão central, tudo de acordo com os padrões rigorosos de engenharia e segurança. A obra recebe tecnologia de ponta.

O investimento no projeto, que vai gerar um impacto visual no cenário local da região, foi de quase R$ 30 milhões, recursos dos governos Federal e Estadual. Com a inauguração, a travessia do Vila Nova não mais necessitará do auxílio de balsas.

O ATRASO NAS OBRAS

Na tarde do dia 20 de março deste ano, quando a ponte estava com 75% de sua obra concluída, um acidente ocorrido na ocasião da colocação da 28ª viga de sustentação provocou o desabamento da estrutura e, consequentemente, a paralisação dos serviços. O lamentável episódio levou a óbito quatro funcionários da C.R. Almeida que trabalhavam no local. Também houve feridos.

À época, a empresa responsável pela obra recebeu ordens expressas do Governo do Amapá no sentido de prestar socorro às vítimas e apoio aos seus familiares e instaurar procedimento de segurança interna para averiguação dos fatos.

RETOMADA

Dois meses depois, em maio, um aval do Ministério do Trabalho garantiu a retomada das obras da ponte do Vila Nova. O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias de Carvalho, anunciou o reinício dos serviços para 27 de setembro passado.

Agora, com 97% de sua estrutura concluída, a ponte recebe serviços de iluminação, asfalto e aterro da cabeceira, pintura e sinalização. Além da modernidade, a construção da ponte vai facilitar o fluxo de veículos e de pedestres na região.

0 comentários: