13 de outubro de 2010

“Lulas” e “Obamas” não conseguem repetir nas urnas sucesso dos presidentes; O “Lula” do Amapá recebeu apenas dois votos

Nem a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nem a popularidade do americano Barack Obama, foram suficientes para ajudar os “Lulas” e “Obamas” que disputavam as eleições brasileiras neste ano. Pelo menos seis homônimos do líder brasileiro e cinco xarás do presidente dos Estados Unidos não conseguiram se eleger deputados estaduais ou federais.

Só no Rio de Janeiro, dois “Obamas” saíram derrotados no último dia 3. O professor Obama (PDT) tentava uma vaga na Assembleia Legislativa, mas só recebeu 257 votos. Já Cláudio Henrique “Barack Obama”, do PTB, teve um pouco mais de sucesso – foi votado por 5.293 eleitores -, mas não foi o suficiente para se eleger deputado federal.

Mas os “Obamas” paulistas não tiveram mais sorte que os colegas fluminenses. Obama Brasil (PTB) e Rosemar Barack Obama (PSC) não conseguiram conquistar uma cadeira na Câmara Federal e, juntos, receberam apenas 1.350 votos.

O índice de aprovação recorde de Lula também não ajudou seus xarás espalhados pelo país. Nem os “Lulas” do PT, partido do presidente, conseguiram se eleger. Três homônimos da sigla concorriam a uma vaga no Legislativo, mas saíram derrotados: o Lula baiano, que tentava uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia; o Lula Ceilândia, que tentava se eleger deputado distrital no Distrito Federal; e o Lula paulista, que apesar da semelhança física com o “ídolo” também não foi eleito deputado federal.

Em Minas Gerais, o Lula do PTdoB recebeu apenas 124 votos e, com o saldo, não é dessa vez que o candidato poderá representar a população na assembleia mineira. Na ocasião em que saiu candidato, o Lula mineiro, ou José Luiz da Penha, afirmou que não era só o apelido que tinha em comum com o presidente.

- O presidente Lula foi dirigente sindical. Eu também. Por coincidência, ele morou em um bairro que chama Vila Mariana, em São Bernardo do Campo (SP). Aqui, em [Governador] Valadares, eu moro no bairro que tem esse nome.

Pelo menos outros dois "Lulas" também saíram derrotados: o Lula do Amapá (PTN), que tentava se eleger deputado estadual, e o Lula Morais (PCdoB), que disputava uma vaga na assembleia do Ceará. Com 35.943, o xará cearense foi o homônimo com o maior número de votos entre os “Lulas”. Já o do Amapá recebeu apenas dois.

Fonte: Portal R7

0 comentários: