28 de outubro de 2010

TSE vai enviar força federal em cinco estados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou até a noite de terça-feira, 26, o envio de força federal para reforçar a segurança pública durante o segundo turno das eleições em 46 municípios brasileiros de cinco estados: Paraíba, Rondônia, Piauí, Alagoas e Amapá. Na sessão administrativa desta terça, o TSE aprovou o envio de reforço para 25 municípios do Piauí, nove de Alagoas e um do Amapá.

No Piauí poderão contar com auxílio das tropas federais os seguintes municípios: Uruçuí, São João do Piauí, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino, Lagoa do Barro do Piauí, Campo Maior, Santa Filomena, Monsenhor Gil, Fronteiras, São Julião, Alegrete do Piauí, Anísio de Abreu, Dirceu, Arcoverde, Regeneração, Curimatá, Júlio Borges, Jardim do Mulato, Joaquim Pires, Murici dos Portelas, Luzilândia, Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, Oeiras, Picos e Canto do Buriti.

Já em Alagoas o reforço na segurança será para as cidades de São Luís do Quitunde, Roteiro, Jequiá da Praia, Batalha, Jacaré dos Homens, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Minador do Negrão e Boca da Mata. No Amapá, as tropas federais seguirão para o Oiapoque, extremo norte do país.

O município está localizado a aproximadamente 800 km da capital do estado e faz fronteira com a Guiana Francesa. Na região estão localizadas as aldeias indígenas de Espírito Santo, Santa Isabel, Kumarumã e Kumenê que precisarão contar com reforço na segurança.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, há histórico de incidentes naquela região e o contingente de policiais militares é insuficiente para garantir a ordem, o livre exercício do voto e a apuração dos resultados. O TSE também concedeu o auxílio para outros 10 municípios de Rondônia e um da Paraíba.

Pedidos - Até o final da tarde de terça-feira, 26, o TSE recebeu pedido de reforço das forças federais para 135 municípios brasileiros durante o 2º turno das Eleições 2010. Os municípios estão divididos em oito estados: Alagoas (9); Amazonas (4); Amapá (1); Pará (80); Paraíba (5); Piauí (25); Rondônia (10) e Tocantins (4).

Primeiro Turno - No primeiro turno, a força federal foi autorizada pelo TSE a atuar em 256 cidades espalhadas em 12 estados: Piauí (53), Amazonas (20); Rio Grande do Norte (20); Tocantins (15); Alagoas (12); Rondônia (10); Sergipe (8); Maranhão (7); Paraíba (1); Mato Grosso do Sul (1); Amapá (1).

0 comentários: