8 de outubro de 2010

AP: Carta aberta aos Deputados e Deputadas estaduais Eleitos

Senhoras e senhores, Paz e Bem!



“Sem a justiça, que são os governos, senão um bando de ladrões” (St. Agostinho)



A oração do Profeta Habacuc, é o grito de milhares de homens e mulheres a exigirem justiça e Dignidade. Muitos dos senhores já estão legislando a muitos anos e conhecem a realidade sócio-econômica do Amapá. Mais uma vez vossas excelências são reeleitos. Entra ano, sai ano e as coisas no nosso Estado vão piorando. Escândalos explodem e nós nos perguntamos, onde estavam os senhores que nada fizeram para deter a sangria do erário público?

O que se vê no Estado senhores, é a perpetuação de pessoas e famílias no poder, gerando feudo e costumes (é dando que se recebe), e que impedem a renovação da Assembléia, porque são eleitos quem tem poder econômico. A Eleição é um jogo de cartas marcadas, um vale-tudo. A impressão, é que todos querem se dar bem. Muitos entram pobres e depois de um ou mais mandatos, estão com um patrimônio incompatível com o que ganham. Impera a lei do silêncio. Ninguém pensa no que é público. Se administra o que é do Estado como se fosse privado. “O que se exige dos
administradores é que sejam fiéis”. (I Cor 4,2)


“Senhor, até quando clamarei sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti : “Violência!”, sem me socorreres? Por que me fazes ver iniqüidades quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia”. ( Hab. 1,2-3)


EU TENHO VERGONHA DE MIM



Estamos perdendo a ternura, o sonho, a poesia. Tenho medo. O que fiz quando me feriste? Me justifiquei: “roubou mais fez!” Maldito destino que é o sofrer dos pobres na terra. “Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra;vós que andais
dizendo:”Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos e adulterar balanças, dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?..... nunca mais esquecerei o que eles fizeram”
(Amós 8,4-7)


“Não é lícito aumentar a riqueza dos ricos e o poder dos fortes, confirmando a miséria dos pobres e tornando maior a escravidão dos oprimidos”. (Pop. Prog. 33)


“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens do nosso tempo, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos do Cristo; e nada existe de verdadeiramente humano que não encontre eco em seu coração”. (Gaudium Et spes 1)


Urge senhores fazer justiça aos pobres. Porque a zombaria dos perversos cansa a paciência de Deus. Só há duas opções nesta vida: se unir aos opressores ou aos oprimidos, se resignar ou se indignar. Tenhamos a coragem de pensar grande, pensar
nos pobres, na nossa gente, nas nossas crianças, nos nossos jovens, idosos. NÃO NOS IMPEÇAM DE SONHAR. Vocês estão nos matando aos poucos. Falta saúde, educação, lazer, saneamento, cultura, educação, amor, poesia, arte, ternura, fé, humanidade, solidariedade . Contamos convosco. Espero que o povo não esqueça dos que tiveram a audácia de lutar.



Macapá, 04 de outubro de 2010

Padre Paulo Roberto da Conceição de Souza
Presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães

0 comentários: